A deputada estadual Janaina Riva (MDB), autora da audiência pública sobre a mensagem de autoria de governo do estado que prevê a extinção da empresa pública de fomento de crédito a pequenos e microempresários de Mato Grosso, Desenvolve MT, realizada na última terça-feira (22.01), na Assembleia Legislativa, acertou com os colegas Max Russi e Wilson Santos, que eles vão se unir para tentar suprimir o artigo 42 que trata extinção do Desenvolve MT.
“Decidimos por tentar suprimir o artigo que trata da MT Desenvolve por que durante a nossa reunião com o governador Mauro Mendes ele nos disse que pretendia extinguir a estrutura da agência de fomento e passar esse tipo de operação para cooperativas de crédito privadas, porém, durante a audiência ficou comprovado que por se tratar de dinheiro oriundo da União, essas cooperativas não podem exercer essa função. Temos que buscar outra estratégia”, explica.
Diversos dados trazidos pelos agentes da empresa pública e pelo presidente José Adolpho durante a audiência, comprovam que a extinção seria um erro uma vez que a agência de fomento não onera em nada os cofres públicos estaduais, ao contrário, gera milhares de empregos por meio de créditos fornecidos aos pequenos e microempresários e só em 2018 injetou mais R$ 8 milhões no estado por meio de créditos concedidos.
A gerente técnico-operacional da Associação Brasileira de desenvolvimento, Cristiane Viturino, relata que caso Mato Grosso realmente extingua o Desenvolve MT, caminhará na contramão do movimento que acontece em todo o País de fortalecimento das agências de fomento.