O MT Econômico traz hoje uma matéria interessante do G1 com o resumo das principais propostas dos candidatos à prefeitura de Cuiabá para o setor da cultura nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Abílio Júnior (Podemos)
- Estrutura profissionalizada no desenvolvimento da cultura
- Reestruturação do plano municipal de cultura
- Dissolver o conselho de cultura e buscar soluções mais democráticas para acabar com o lobby
- Valorização e democratização do patrimônio cultural, material e imaterial a partir de políticas educativas
- Modelos de planejamento de gestão cultura
- Criar bibliotecas na periferia
- Recuperar as bibliotecas no centro da cidade
- Cultura Itinerante
- Levar nos bairros oficinas culturais (música, dança, arte, etc.)
- Circuito cultural para a periferia com estruturas móveis
- Cultura para a periferia com aulas gratuitas para a população de baixa renda
Veja o plano completo de Abílio aqui
Aécio Rodrigues (PSL)
- Fazer com que todo sábado haja apresentação de siriri ou cururu em espaço público para dar conhecimento aos turistas que visitam nossa terra
- Reforma de campos de futebol em bairros carentes
- Devido à grande estrutura que possui nosso município, queremos trazer no mínimo seis eventos nacionais de grande porte
- Transformação de pelo menos duas bibliotecas municipais em centro de estudo com tecnologia
- Criação de um campeonato de futebol entre os estabelecimentos comerciais da cidade, utilizando a estrutura da Arena Pantanal e o Dutrinha
Veja o plano completo de Aécio aqui
Emanuel Pinheiro (MDB)
- O Centro Histórico em conjunto com as entidades e comerciantes será revitalizado e reestruturado para atender a nova política.
- Os casarões que povoaram a infância de muitos cuiabanos ilustres serão cadastrados e será levantado o histórico das famílias que os construíram para que se possa desenvolver uma política de preservação dos mesmos.
- Será criando em conjunto com a sociedade cuiabana, o Museu de Cultura Popular a fim de preservar a memória das manifestações culturais típicas e o patrimônio imaterial.
- As feiras de artesanato e comidas típicas serão reestruturadas e ampliadas para que toda a população tenha acesso.
- A cultura cuiabana será tratada com responsabilidade, como meio de geração de renda e atrativo turístico principalmente com o retorno do Festival de Siriri e Cururu que não é realizado desde 2014.
Veja o plano completo de Emanuel aqui
Gilberto Lopes Filho (PSOL)
- Queremos assim, desenvolver e contribuir com projetos populares de reocupação coletiva da cidade que visem à inclusão das periferias e que não seja uma ferramenta da política de especulação imobiliária.
- Consolidaremos o plano municipal de turismo cultural esportivo-ecológico, com calendário anual de eventos que priorize as tradições populares e as manifestações alternativas não mercantilizadas.
- Ampliaremos o orçamento do município em Cultura e fortaleceremos a democratização do Conselho Municipal de Cultura com a ampliação da participação de representantes da sociedade civil.
- Integraremos os sistemas cultural e educacional, incrementando atividades extracurriculares que propiciem o convívio dos alunos com o nosso patrimônio cultural.
Veja o plano completo de Gilberto aqui
Gisela Simona (PROS)
- Respeitar o Plano Municipal de Cultura como instrumento orientador das políticas públicas, com o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura,
- Exigir perfil técnico em todos os cargos da SMC (Secretaria Municipal da Cultura) e realizar concurso público para formação de uma equipe técnica qualificada, nas mais diversas áreas.
- Estruturar o Museu do Rio como referência para a cultura pantaneira e cuiabana.
- Incentivar as manifestações culturais tipicamente pantaneiras como Cururu, Siriri e as festas de santos tradicionais da cidade e da zona rural.
- Resgatar os símbolos antigos de Cuiabá, como Centro da América do Sul e Capital do Pantanal.
- Produzir estudo de viabilidade para criação de programa de isenção fiscal para empreendedores e empreendimentos na área da música.
- Revitalizar os espaços culturais do Centro Histórico (MISC, Clube Feminino, prédio do
- Instituto Histórico Geográfico) como espaços para fruição cultural, circulação de projetos e preservação do audiovisual.
- Escola do Audiovisual: criar uma escola com calendário
Veja o plano completo de Gisela aqui
Julier (PT)
- Ampliar e inovar em uma política de cultura ampla que envolva e colabore com outros segmentos, educação, saúde, meio ambiente, juventude, trabalho e turismo.
- Precisamos dar continuidade e elaborar políticas para Cuiabá por meio da participação social, ouvindo todos que compõe a cadeia produtiva da cultura, a implementação do Sistema Municipal de Cultura, com Conselho, Plano e Fundo para a criação de uma política perene e transparente.
O candidato não anexou o plano de governo no TSE.
Paulo Henrique Grando (Novo)
- Priorizar investimento em parques, quadras de esporte e campos de futebol nas comunidades e regiões mais carentes
- Levar a prática esportiva aos bairros com envolvimento das faculdades de educação física
- Avaliar minuciosamente a qualidade de gestão e a entrega dos resultados dos programa de assistência social
Veja o plano completo de Grando aqui
Roberto França (Patriota)
- Estruturar a prefeitura com planejamento e aporte de recursos financeiros com foco no desenvolvimento do turismo em suas várias modalidades (eventos, histórico, cultural, ambiental, gastronômico)
- Identificar os aspectos socioculturais que formam a identidade de Cuiabá no contexto nacional
- Elaborar um calendário de manifestações culturais e apoiar todas as formas de expres~são artísticas na comunidade escolar