Teve início nesta manhã (11), no Palácio Alencastro, a transição de governo na prefeitura de Cuiabá, marcada por um encontro entre o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB) e o prefeito eleito, Abílio Brunini (PL). A transição de fato teve início com as assinaturas do pacto de transição entre a equipe do Executivo Municipal e a equipe técnica do novo prefeito.
Tão importante quanto o entendimento da transição e o início desse processo está a questão do orçamento 2025 da capital. Como já havia destacado, Brunini questiona o valor em pauta da Lei Orçamentária Anual (LOA), que segundo ele está superestimada e ele teme que o valor excedente seja usado para pagar um suposto endividamento da gestão municipal. Diante disso, o prefeito eleito pediu para que Pinheiro retire a peça orçamentária que tramita na Câmara de Vereadores e teve o pedido atendido.
Durante a reunião, Pinheiro confirmou que a LOA será retirada da pauta imediatamente. “Eu estava à disposição para retirar a LOA para que ele adeque a peça com seu programa de governo, suas diretrizes e prioridades. Nada mais justo e correto, até porque quem vai discutir o orçamento de 2025 será o prefeito eleito Abílio Brunini”, disse o prefeito.
O atual prefeito destaca que fez questão de entregar a LOA para a nova equipe ver que há superestimação de receita, defendeu.
TRANSIÇÃO – Na coordenação dos trabalhos pela gestão Pinheiro está o secretário Municipal de governo, Júnior Leite. Do lado de Abílio, o responsável é o ex-secretário de Estado de Cultura, Esportes de Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves.
“Ela é uma reunião quase que obrigatória, porque ela é o início da transição de forma formal. Então, a gente vem pegar e assinar o pacto de transição entre as duas partes. O prefeito colocou quase como com uma condicionante que nós dois estivéssemos frente, já tem uma equipe de transição formada do lado de lá uma do nosso lado também e a gente vai ter um espaço aqui provisório dentro da praça da prefeitura para que as duas posso colocar informações e ter acesso aos dados da prefeitura. Acredito que as duas partes estão sendo respeitosas”, disse Abílio nesta segunda.
Emanuel deixa o cargo de prefeito em Cuiabá na noite do próximo 31 de dezembro, após oito anos no comando da capital. Pinheiro foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. E no dia seguinte, 1° de janeiro de 2025, passará a faixa para o prefeito eleito no último 27 de outubro, Abílio Brunini (PL).
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes