Representantes de várias entidades voltaram a bloquear a rodovia federal, BR-163 pelo terceiro dia consecutivo, nas proximidades de um trevo na cidade paraense de Novo Progresso (596 quilômetros de Sinop), na manhã desta sexta-feira(3).
Só estão liberando a passagem de viaturas e ambulâncias. Os demais veículos são liberados de 12 em 12 horas.
Eles querem a revogação da Medida Provisória 756/2016 que alterou limites de unidades de conservação atingindo áreas produtivas da região o que pode significar perdas financeiras. Todos concordam com a viabilização da construção da ferrovia “Ferrogrão”, que ligará Sinop a Miritituba, no Pará facilitando o transporte de grãos, mas não dessa maneira.
O governo quer lançar o edital e o leilão no 2º semestre deste ano. Com investimentos estimados em R$ 10 bilhões, o governo federal poderá conceder a Ferrogrão por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas.
O ministro Blairo Maggi, em sua página oficial na internet disse que está empenhado em resolver essa modificação da MP 756/2016 junto com outros ministros, mas que não depende só dele tem que passar pela Câmara e pelo Senado.
“Agora este assunto não se resolve de um dia para o outro. O bloqueio que está sendo feito na rodovia não ajudará em nada. Atrapalhará e complicará a vida de todos e dos agricultores da região de vocês [Pará] e também de Mato Grosso. Estamos pedindo que deixem fluir normalmente, que através da política vamos fazer uma negociação com as lideranças e ao governo”, finaliza.