Já está em fase de construção a Escola de Beneficiamento, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, em Rondonópolis que terá como objetivo a formação e qualificação da mão de obra para algodoeiras. O projeto foi apresentado na última sexta-feira (18), durante o V Workshop da Qualidade do Algodão, no auditório do Edifício Cloves Vettorato.
A obra pertence à Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) junto ao Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT) e tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis), responsável pela formação de trabalhadores para Mecânica em Operação de Algodoeira. O curso de 480 horas tem foco na manutenção das máquinas e deve beneficiar a comunidade local.
De acordo com o gerente do Senai-Rondonópolis, Carlos Braguini, as aulas ocorrerão de 12 de setembro a 15 de dezembro. Para participar da formação, os interessados devem passar por um processo seletivo. Inicialmente, serão contemplados 25 trabalhadores sem experiência prévia. A primeira etapa ocorrerá nas instalações do Senai-MT, em Rondonópolis, e a segunda na nova Escola de Beneficiamento. O encerramento do projeto contará com um estágio em algodoeiras durante a safra 2017/18.