A Educação foi tema de discussão em evento promovido pela Secretária Municipal de Educação de Guarantã do Norte e Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), por meio da Assessoria Pedagógica e Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) do polo de Matupá.
O evento “Espaço de Diálogo e de Aprendizagens com os Profissionais da Educação Pública de Guarantã do Norte” aconteceu na última sexta-feira(8) e fez parte da programação da Semana Pedagógica das redes de ensino, onde 500 profissionais participaram, entre professores, técnicos e apoio, das escolas estaduais e municipais.
Realizado em forma de mesa redonda, o mediador do encontro foi o secretário municipal de Educação, professor Valcimar José Fuzinato. Entre os palestrantes estavam o assessor pedagógico Sérgio Alberto Pereira, que falou sobre “os desafios dos profissionais da educação no mundo contemporâneo” e a diretora do Cefapro, professora Marta Tibola, que abordou “Educação contemporânea: desafios e perspectivas”. A programação contou ainda com a palestra “Educação Contemporânea: desafios e perspectivas”, ministrada pela professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia Adriane Pesovento.
Adriana destacou a importância de todos os segmentos para a melhoria da qualidade da educação. “O evento reuniu todos os profissionais das redes de ensino e de segmentos importantes. E isso é de extrema importância já que todos fazem parte do processo de ensino/aprendizagem”.
Fechando o Espaço de Diálogo e de Aprendizagens, a última palestra ficou por conta professora Taciana Balt Jordão, da Secretária Municipal de Sinop, que abordou o tema “A importância da Base Nacional Curricular Comum na Educação Pública Brasileira”.
Ela também ressaltou a relevância da união das redes e o engajamento dos profissionais. “A discussão leva o profissional a refletir sobre o seu protagonismo e assumir esse papel enquanto ator principal deste processo”, frisou Taciana.
Os técnicos administrativos e auxiliares administrativos da Escola do Campo Irany Jaime Farina também avaliaram positivamente os assuntos abordados. “Eles se sentiram valorizados pela apresentação da professora Adriane, que falou da importância dos trabalhos executados pela parte administrativa e apoio como nutrição, limpeza, vigia e serviços das secretarias escolares, que são de extrema importância para o bom funcionamento da escola”, exemplifica o assessor pedagógico Sérgio Alberto Pereira, lembrando que os participantes refletiram sobre o desempenho de suas funções com responsabilidade e qualidade.
No período vespertino as escolas deram continuidade ao encontro em cada unidade, tanto estadual, quanto municipal, onde fizeram a discussão sobre Avaliação de acordo com o orientativo da Seduc.