O Presidente do Conselho Administrativo da Fiagril e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, foi convidado pelo Governo do Amapá a proferir uma palestra sobre o Desenvolvimento Municipal e Estadual com Ênfase no Agronegócio e no Pequeno Produtor Rural. Durante o seminário que tinha como tema principal: agronegócio e sustentabilidade, Franz falou dos projetos que deram certo durante sua gestão na prefeitura.
Quando prefeito pela primeira vez de Lucas do Rio Verde, Marino Franz afirmou que encontrou uma cidade carente de boas ideias e de desenvolvimento em vários setores. Em 2011, Lucas já era o 8º lugar maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.
Para conquistar esse feito, Franz fez parceria com a ONG norte-americana The Nature Conservancy (TNC) e juntos criaram o programa Lucas do Rio Verde Legal que tinha o objetivo de auxiliar o produtor nas questões ambientais e sociais da propriedade, observando a legislação e os critérios de comercialização internacional, o que fez com que o município desse um salto gigantesco rumo ao desenvolvimento.
O programa tornou referência mundial em conservação ambiental, foi premiado e reconhecido internacionalmente por importantes instituições, além de servir também como base para o MT Legal, projeto do Governo do Estado, ampliando as discussões até a aprovação do novo Código Florestal.
Amapá
Segundo Franz, o Amapá tem muito potencial para o desenvolvimento do agronegócio dentro do contexto ambiental e social porque possui disponibilidade de áreas, baixo custo para implantação de projetos e baixo impacto ambiental, além de ter na logística uma grande aliada.
“O potencial do Amapá é muito grande, mas depende da união e do envolvimento de todos: governo, empresários e sociedade. Não existe desenvolvimento social sem ter também o desenvolvimento financeiro”, avalia. “Preservação é acima de tudo, educação”, finaliza Franz.
O seminário aconteceu em junho e contou com a presença do governador do Amapá Waldez Góes, dentre outras autoridades do estado e contou com cerca de 500 expectadores.