Diminuir o déficit de creches nos municípios de Mato Grosso, com destinação de 100% das emendas parlamentares no primeiro ano de mandato para atendimento das mães trabalhadoras que têm filhos de 0 a 3 anos, com vistas à universalização do atendimento na Educação Infantil. Esta é uma das propostas da candidata à deputada federal Gisela Simona (UB) dentro do eixo da valorização das mulheres mato-grossenses.
A servidora do Procon/MT entende que é necessário e urgente priorizar as creches e escolas públicas em período integral para que cada município tenha no mínimo 30% das creches com atendimento em período integral e com 24 horas de funcionamento.
“Precisamos de creches que oferecem horário de atendimento das crianças compatível com o serviço da mãe, tal como a feirante que precisa se ausentar do lar no período da madrugada, a mãe policial, vigilante, enfermeira que exerce um trabalho noturno, dentre outras profissionais que têm horário de trabalho diverso do horário comercial“.
Gisela Simona ressalta, por outro lado, que para além de garantir um serviço especializado para acolhimento de filhos de mulheres trabalhadoras em horário diferenciado, sua preocupação é que essas unidades ofereçam ambiente humanizado, com o cuidado e educação que promovam o pleno desenvolvimento da criança.
Leia também: Brasil vive situação esquizofrênica na economia, afirma Rodrigo Azevedo
“Precisamos ter bem claro que a oferta de vagas em creches e escolas de educação infantil pública não se trata de um favor, mas sim um direito de todas as crianças de 0 a 6 anos. E é preciso que este problema tenha visibilidade social, pois somente através do reconhecimento desta demanda serão mobilizados esforços e recursos para a ampliação do atendimento à Educação Infantil com qualidade. E é isso que pretendemos fazer por Mato Grosso na Câmara Federal”, completa Gisela.
Servidora pública e advogada, Gisela Simona foi superintendente do Procon por nove anos, obteve 50.682 votos para deputada federal em 2018, 52.191 votos para prefeita de Cuiabá em 2020, e busca a eleição para a Câmara dos Deputados nestas eleições de 2022 pelo União Brasil com 40 propostas para Mato Grosso divididas em sete eixos: defesa dos direitos do consumidor e contribuinte, valorização das mulheres, defesa e valorização dos serviços públicos, saúde pública de verdade, geração de emprego e renda, proteção socioambiental e a causa animal.
Leia mais: Política fiscal do próximo governo é a maior dúvida do mercado financeiro
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO