Na próxima terça-feira (19), os governadores que integram o Fórum Brasil Central estarão em Cuiabá para uma reunião ordinária do grupo que terá como anfitrião lo governador Pedro Taques (PSDB).
No evento será discutido o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.
A idéia é formar um bloco para serem ouvidos e atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo.
Com o estabelecimento de cooperação política, técnica, programática e financeira, os estados também buscam promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, da eficiência administrativa e da efetividade e eficácia das políticas públicas em diversas áreas. Os secretários de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, e de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, compõem os conselhos de administração e consultivo, respectivamente.
O evento será a partir das 14h30 a portas fechadas. Haverá uma coletiva de imprensa às 15h e depois seguem para reunião aberta com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira; de Planejamento, Marco Marrafon, e o controlador-geral do Estado, Ciro Gonçalves que apresentarão informações sobre o turismo na região do Brasil Central, experiências de sucesso em inovação e modelos para replicação em rede e as ferramentas de gestão de custos adotadas em Mato Grosso.
O diretor da Empresa de Planejamento e Logística, João Victor Domingues, vai falar sobre o planejamento de infraestrutura e logística e os potenciais do Brasil Central.
O economista Raul Velloso apresentará uma proposta de desenvolvimento para o Brasil Central, frente ao atual cenário econômico brasileiro, e a representante do Banco Itaú BBA, Ana Inoue, ministrará palestra sobre desenvolvimento econômico e educação técnica profissional.
À noite, os governadores vão participar de Assembleia Geral, à qual também estarão presentes os membros do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. (AL).