As obras da primeira ferrovia estadual do Brasil, localizada em Mato Grosso, já começaram. Até o momento, um viaduto foi construído e outros cinco estão em andamento. A infraestrutura ferroviária começou a ser implantada no trecho próximo ao Terminal Ferroviário de Rondonópolis. A ferrovia terá 743 km, com previsão de entrar em operação total a partir de 2030.
A chegada da ferrovia em Mato Grosso foi possível após articulação do governo do Estado, que em 2020 conseguiu a aprovação de uma lei permitindo a autorização para que a iniciativa privada explorasse ferrovias. A empresa Rumo Logística S/A é responsável por construir os trilhos, que sairão de Rondonópolis, passarão em Cuiabá e chegarão até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), chamou atenção para as mudanças no traçado da ferrovia estadual de Mato Grosso, acusando a empresa Rumo Logística S/A de descumprir o projeto original e não seguir o cronograma de chegada dos trilhos em Cuiabá, direcionando esforços para outras localidades.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, deverá ser convocada para explicar as licenças concedidas às mudanças no projeto inicial. O questionamento de Botelho se soma às críticas dos deputados da região de Rondonópolis – Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB) -, especificamente em relação à mudança de trajeto que afetou a área urbana daquele município, que é o ponto de partida da ferrovia.
Segundo a Rumo, atualmente, 600 pessoas trabalham nas obras de implantação da ferrovia. No entanto, em 2024, esse número deverá chegar a quatro mil profissionais. Conforme as estimativas da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a construção da ferrovia deve gerar 78 mil empregos diretos e 38 mil indiretos.
O governador Mauro Mendes destaca que a BR-163 está hoje estrangulada, é um gargalo logístico que nós temos. “Com a ferrovia, iremos também cuidar da vida das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou, no lançamento das obras.
Em novembro de 2022 as obras começaram com a construção de um viaduto de 107 metros sobre a BR-163, em frente ao Terminal Ferroviário de Rondonópolis. A estrutura foi entregue em maio deste ano e, no momento, outros cinco viadutos, entre Rondonópolis e Juscimeira, estão em construção, com extensão entre 23 e 181 metros.
No total serão construídas 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis. Os primeiros 8,6 quilômetros dos trilhos também começaram a ser construídos ao lado do Terminal Ferroviário e a terraplanagem é executada em 35 km. Em 2024, a previsão é de obras ao longo de 150 km.
“Essa ferrovia vem trazer para Cuiabá e Mato Grosso o que era esperado por todos nós há mais de 100 anos. Essa obra é um marco de desenvolvimento para Mato Grosso, uma vitória do Estado”, avaliou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
NA PRÁTICA – A ferrovia vai passar por 16 municípios mato-grossenses, garantindo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos. Além de escoar a produção mato-grossenses, os trilhos vão permitir a chegada mais rápida de produtos e insumos de outras partes do Brasil.
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