O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai promover uma ação nacional de mobilização do Censo Demográfico 2022 em prédios e condomínios de alta renda em todos os estados no próximo sábado, dia 15 de abril.
Em Cuiabá, a Superintendência de Mato Grosso vai colocar um balcão de atendimento em frente ao edifício Portal D´América (localizado na avenida Tancredo Neves, 108, no Pico do Amor), das 8h às 12h, para distribuir panfletos e balões, e tirar dúvidas da população. A ideia é, simbolicamente, representar o desafio da coleta nesses locais e conscientizar os moradores de condomínios de alto padrão sobre a importância dos dados levantados no Censo para o país, com o objetivo de melhorar os índices de não-resposta (recusa e ausência) na capital.
Enquanto o evento acontece, um recenseador do IBGE estará dentro do edifício Portal D´América tentando realizar a coleta dos cerca de 40 apartamentos em que nenhum morador respondeu ao questionário ainda.
Leia também: Prefeitura de Cuiabá suspende, nesse primeiro momento, pagamento do IPTU 2023
Outros moradores de Cuiabá que ainda não tiveram o seu domicílio recenseado também poderão comparecer ao local para fazer o agendamento da coleta posterior. O IBGE também disponibiliza o Disque-Censo 137 ou o telefone 0800 721 8181 para que moradores de domicílios que ainda não foram recenseados em Mato Grosso informem que gostariam de responder ao Censo Demográfico.
A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer número, fixo ou celular, todos os dias da semana, de 8h às 21h30 (horário de Brasília). Depois, a equipe local de coleta entrará em contato para agendar a entrevista presencialmente ou por telefone. É recomendado que, antes de ligar, o cidadão converse com os demais moradores para saber se alguém respondeu ao IBGE, pois muitas vezes a pessoa acha que não foi recenseada, mas algum familiar já recebeu o recenseador e não comunicou aos demais moradores sobre a entrevista realizada.
Com o encerramento da coleta regular do Censo 2022 em fevereiro, o IBGE trabalha na Etapa de Apuração, que compreende os trabalhos de análise dos dados e inclui a supervisão pontual, realizada por supervisores, para que consiga divulgar resultados preliminares a partir de maio.
Vale ressaltar que o IBGE é o principal responsável por dados e pesquisas nacionais.
(Com assessoria)
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO