O governo de Mato Grosso definiu o interventor Hugo Felipe Lima para assumir a saúde de Cuiabá, após a secretaria entrar em colapso essa semana, com inúmeras fraudes, falta de medicamentos e atraso de salários.
Hugo Felipe Lima, é procurador de Mato Grosso e foi nomeado pelo governador Mauro Mendes como interventor da saúde em Cuiabá, substituindo assim, o prefeito Emanuel Pinheiro na administração das atividades relacionadas à Saúde Pública da capital, bem como o secretário da pasta, Guilherme Salomão, nomeado após o pedido de demissão da secretária Suelen Alliend.
O Decreto nº 1.591 foi publicado nesta quinta-feira (29), conforme a decisão judicial proferida ontem (28), pelo desembargador Orlando de Almeida Perri.
A intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá terá duração até o dia 26 de junho de 2023, com o intuito de reorganizar a administração e cumprir com decisões judiciais que não foram realizadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Além de disponibilizar exames e medicamentos para o enfrentamento dos impactos da nova onda da Covid-19, sobre o sistema de saúde municipal.
Vale lembrar que a Saúde de Cuiabá entrou em “colapso”, com a falta de pagamento dos funcionários e mais de 4 milhões de comprimidos vencidos, além da falta de remédios básicos nas unidades de saúde, conforme noticiado pelo MT Econômico nesta quarta (28).
O interventor Hugo Felipe Lima, indicado pelo governo do Estado, poderá editar decretos, atos, inclusive orçamentários, fazer nomeações, exonerações, expedir determinações aos seus subordinados e demais servidores da secretaria e da Empresa Cuiabana de Saúde, até que se cumpram efetivamente todas as providências necessárias para a regularização da saúde na capital.
Hugo Felipe Lima, realizará funções que cabiam ao Secretário de Saúde do município, ele também poderá nomear co-interventores com capacidade técnica e reputação ‘limpa’, para contribuir no cumprimento das determinações contidas na intervenção.
O decreto também estabelece, seguindo a decisão judicial, que em um prazo de 15 dias será apresentado um plano de intervenção, com as medidas que adotará, além de entregar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas.
O prefeito Emanuel Pinheiro até o momento dessa publicação, não se manifestou.