O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Mato Grosso, por exemplo, nos últimos meses está focando recursos para pavimentação de rodovias com o objetivo de melhorar a infraestrutura e escoar de maneira mais adequada a produção agropecuária.
Mato Grosso é o maior produtor nacional de grãos e fibra e na safra 2022/23 ofertou sozinho mais de um terço da produção nacional, rompendo a barreira das 100 milhões de toneladas. Além das lavouras, o Estado se sobressai na pecuária, ao deter o maior rebanho bovino comercial do Brasil, com cerca de 34 milhões de cabeças. O escoamento da produção agro mato-grossense é praticamente feito pelo modal rodoviário, ou seja, totalmente dependente das estradas e rodovias.
Todas as ações são realizadas seguindo todos os critérios, exigências e parâmetros legais. Da mesma forma que é obrigação de todo o governo federal (e não apenas do Mapa) seguir rigorosamente todos os trâmites da legislação, é fundamental que isso seja realizado de maneira célere para que as obras e demais melhorias sejam implementadas o mais rápido possível.
A recente assinatura de ordem de serviço para início das obras de implantação e pavimentação da BR-158, no Vale do Araguaia, é um exemplo. Numa primeira etapa, serão pavimentados 12 km por meio de investimento de cerca de R$ 40 milhões.
Da mesma forma, recentemente houve reunião do Mapa com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em que foi discutida a pavimentação de 305 km da BR-242, entre Santiago do Norte e Querência. Como em outros casos, alternativas ao traçado da rodovia consideram a interligação de rodovias municipais e a substituição de pontes de madeira. A BR-242 interliga as BRs 163 e 158, dois dos principais corredores por onde escoa a produção agropecuária brasileira.
As assinaturas de contratos com as prefeituras municipais de Canarana e Querência também são exemplos de agilidade na liberação de recursos financeiros. Ao todo, estão previstos investimentos em pavimentação de rodovias de R$ 26 milhões no primeiro município e R$ 16 milhões no segundo. Até o momento, mais de R$ 4 milhões foram liberados para obras em Canarana e mais de R$ 3 milhões foram liberados para Querência.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO