Quatro grandes unidades dos frigoríficos da JBS/Friboi instalados em Mato Grosso ( Juína, Diamantino, Alta Floresta e de Pedra Preta) vão parar por 20 dias com férias coletivas dadas aos funcionários, mas com a remuneração garantida aos trabalhadores. Essas 4 fazem parte das 11 do total de 36 que vão parar em todo o país da empresa.
O anúncio da paralisação foi feito pela própria multinacional brasileira, nesta quarta-feira(29). que é uma das maiores empresas de alimentação do mundo, na manhã de ontem. As férias coletivas começam na próxima segunda-feira e podem ser estendidas por mais dez dias.
A empresa informa que medida é necessária em virtude das suspensões temporárias impostas à carne brasileira por alguns dos principais países importadores, assim como pela retração nas vendas de carne bovina no mercado interno nos últimos dez dias, reflexo da Operação Carne Fraca da Polícia Federal deflagrada em 17 de março. Com isso, caiu a demanda por carne para exportação e até os abates em Mato Grosso foram comprometidos em razão de fraudes no processo de fiscalização sanitária no âmbito do Ministério da Agricultura.
Mato Grosso não teve nenhuma unidade envolvida nas fraudes.