Empreendedores do setor mecânico e de panificação receberam orientação da Prefeitura de Cuiabá sobre como conseguir o licenciamento ambiental junto ao município.
A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso – FIEMT percebeu a necessidade por parte do Sindicato de Panificação e o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso dessas orientações.
“A FIEMT nos procurou para que orientássemos os comerciantes a respeito de todo o procedimento necessário para obter o licenciamento ambiental. Alguns profissionais afirmavam que o processo era muito burocrático e até mesmo confuso em certas etapas. Percebemos que essa dificuldade se tratava mesmo da ausência de informação e vimos ali uma oportunidade de aproximar o contribuinte da gestão pública, explicando detalhada e didaticamente como funcionam os ritos, desmistificando o máximo que possível”, relatou Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
A palestra, que contou com cerca de 50 empreendedores, trouxe à tona questões cruciais sobre gestão ambiental e como os profissionais atuantes nos ramos de panificação e mecânico podem construir seus estabelecimentos seguindo todos os parâmetros da legislação municipal. Ao longo do encontro, os participantes puderam aprender a respeito da documentação necessária para os dois tipos de empreendimento, além dos aspectos ligados ao tratamento de esgoto.
“O encontro foi tão proveitoso que optamos por estender este trabalho para as demais associações passíveis de licenciamento que queiram realizar os mesmos esclarecimentos para os seus membros. A Prefeitura está tornando essa iniciativa permanente, se dispondo a realizar palestras sobre o assunto para todos os profissionais interessados que tenham dúvidas na hora de construir seu estabelecimento dentro da lei”, afirmou Valdicléia Santos, diretora de Gestão Ambiental do Município.
Assim como a iniciativa realizada na sede da FIEMT, as palestras a respeito do licenciamento ambiental serão ministradas por analistas da Diretoria de Gestão Ambiental. As associações interessadas em levar este conhecimento para seus empreendedores podem fazer uma agendamento por meio do telefone 3645-6216 ou através do e-mail dlga.ambiente@cuiaba.mt.gov.br.