A história de empreendedorismo de Edevaldo e Michely começou dentro da cozinha de um apartamento. Da necessidade de uma renda para sobrevivência após a demissão do trabalho de carteira assinada, nasceu a Ixpiaí Alimentos, empresa de alimentação saudável, que oferece comidas congeladas e quentes, no bairro Araés, em Cuiabá.
O casal começou vendendo marmitas saudáveis no trabalho dela, ele recém-desligado da empresa, e ela fazendo planos para se desligar. E deu tão certo que hoje o casal se dedica em tempo integral à empresa.
Há cinco anos no mercado, a empresa sobreviveu e enfrentou a pandemia ao acessar o primeiro crédito na Desenvolve MT, para compras de insumos, e manter a empresa funcionando naquele momento. “Contratamos uma consultoria do Sebrae, foi quando detectamos que tínhamos um potencial enorme para crescer a nossa empresa, mas era preciso um ponto comercial movimentando para aumentar as vendas”, conta Edevaldo Alves Garcia.
Em um novo ponto comercial, a Ixpiái vem crescendo em estrutura, e se prepara para viver uma nova fase, a partir da linha de crédito para investimentos. “O acesso ao financiamento vai nos ajudar a impulsionar a produtividade, vamos melhorar a estrutura da cozinha, comprar equipamentos e mudar a roupagem dos nossos produtos para alavancar, pois a nossa meta é uma indústria de congelados”, conta Edevaldo.
O mercado de alimentação saudável é o que mais cresce no Brasil. O Brasil ocupa a sétima posição no mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo, de acordo com a Euromonitor International. O setor cresceu 33% entre 2015 e 2020. A expectativa é de que cresça mais 27% até 2025.
Quem cuida da comida, e de todo o preparo desde a seleção dos ingredientes frescos, e vai para cozinha ajudar a equipe é a Michely, sócia da empresa. Para aprimorar o preparo das ‘marmitas fit’, ela foi estudar e conhecer o universo da alimentação saudável. “Fazemos comida cuiabana que é muito saborosa, mas de uma forma saudável”, conta.
Um dos carros chefes da Ixpiaí, é a Maria Isabel Funcional, feita com arroz integral, cenoura ralada, sem nenhuma fritura. A carne de sol é preparada dentro da cozinha, a banana da terra da farofa é assada, e a manteiga utilizada para o preparo é zero lactose. O sabor é o mesmo de uma boa comida cuiabana, garante Michely. Outro alimento de grande pedida no delivery são os escondidinhos, de abóbora cabotiã, batata e batata-doce, além dos sucos funcionais.
“Empreender me transformou, me deu uma força que eu não sabia que eu tinha. Vender não precisa ser algo chato, a minha vida é dedicada à alimentação saudável“, conta a empresária.
Outra empresa que superou os obstáculos ao acessar o crédito e tem criado caminhos para o crescimento é a confeitaria Tia Katinha. Da tia da cantina da igreja para uma empresária de grandes conquistas e sucesso, a rotina da Kátia Cilene Dias Gonçalves mudou completamente. Com o primeiro crédito que conseguiu, na época na antiga MT Fomento, abriu a loja Tia Katinha Bolos, no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá, para atender os clientes, servindo bolos e tortas para retirada no balcão.
Leia também: Contribuintes podem negociar débitos com desconto até junho
No começo, a produção era pouca em vista do que vende e produz hoje. “Eu produzia três bolos por dia, hoje não vendo menos que 70 a 80 bolos”, conta. A rotina da Tia Katinha é intensa, desde cedo acompanha as oito funcionárias na preparação dos produtos. São mais dez tipos de bolos, oito sobremesas no cardápio e outros.
O acesso ao crédito para pequenos negócios é fundamental para viabilizar investimentos. Da necessidade de expansão, a empresa Tia Katinha Bolos pretende dar um passo importante. Com acesso à linha de crédito do governo de Mato Grosso, está terminando de montar o Jardim Secreto Cafeteria. Com ambiente interno e externo, a proposta da nova loja é trazer um conceito acolhedor como se estivesse em um jardim.
“Com o crédito que acessamos compramos os equipamentos de alta qualidade da cozinha, e estamos conseguindo finalizar a obra para que em breve possamos inaugurar a nossa nova loja”, conta.
O novo café terá uma variedade de produtos, como linha de pães artesanais, irá servir lanches elaborados e destaque aos bolos da Tia Katinha.
CRÉDITO EM NÚMEROS – No primeiro quadrimestre de 2023, a Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, liberou em concessão de crédito R$ 9,21 milhões para apoiar os empreendedores de 35 municípios mato-grossenses, fortalecendo as empresas, gerando emprego e renda. As linhas de crédito mais procuradas são de Capital de Giro, Mulher Empreendedora e Crédito para Investimentos.
Os setores da economia que mais acessaram crédito nesse período foram o comércio em geral, seguido dos setores de alimentação e alojamento. O ticket médio de valores liberados por empresa ficou em torno de R$ 42 mil reais no período.
Para o presidente interino da Desenvolve MT, Willian Moraes, o governo tem feito o seu trabalho em apoiar os empresários por meio de linhas de crédito fomentando a economia.
“O acesso ao crédito representa um fator indutor ao desenvolvimento do empreendedorismo nos municípios, os recursos além de gerar liquidez movimentam a economia local estimulando novas iniciativas”, pontua Willian.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO