A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) comemora um novo recorde em operações de crédito em outubro. Foram 1.022 contratos, totalizando R$ 19,39 milhões liberados para micro e pequenos empreendedores localizados em 93 municípios mato-grossenses em sete meses.
Comparando apenas o volume de contratos atendidos, há um aumento de 254,56% em 2021, ante o mesmo período de comparação do ano passado. O total de contratos supera o realizado no ano passado, quando foram registrados 394 créditos liberados e 82 no ano de 2019 aos empreendedores.
A Desenvolve MT oferta linhas destinadas ao financiamento de capital de giro e investimentos fixo que podem ser utilizadas para compra de insumos, máquinas e equipamentos, obras de construção, reformas para modernização e ampliação de empreendimentos entre outros.
Um microempreendedores beneficiados foi Raissyo de Almeida Diniz, proprietário do Bob Burguer VG. Em março de 2020, ele e a esposa abriram uma hamburgueria para atendimento delivery, em Várzea Grande no bairro Canelas. Mal ele sabia que logo se instalaria uma pandemia e o sistema de delivery de tendência se transformou em necessidade. “Logo que abrimos veio a pandemia, foi o período que trabalhei muito, as pessoas não saíam de casa, vendia em média 60 lanches por dia”, conta.
Neste ano, vislumbrando um novo momento, o empreendedor saiu do aluguel e montou uma cozinha apropriada na sua própria casa. “O crédito ajudou a adequar o espaço, compramos novos equipamentos, montamos um local específico para atendimento delivery, o investimento foi muito bom”, conta Raissyo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a marca alcançada pela agência de fomento do Estado nesse período mostra que o Governo do Estado estava certo em investir nessa área. Injetando mais recursos. “Saímos de um quadro deficitário de recursos para um superávit de R$ 131,5 milhões. Hoje os pequenos empreendedores são bem assistidos e sabem que podem contar com diversas linhas de crédito a juros baixíssimos”.
Paralelamente, a Desenvolve MT tem se aproximado cada vez mais das prefeituras de Mato Grosso com visitas técnicas e apoio aos empreendedores locais. Já são 45 municípios credenciados que possuem agentes locais que apresentam a instituição, as linhas de crédito para os empresários, e outras oportunidades que incluem os arranjos locais de negócios como as associações comerciais e empresariais.
Leia também: Desenvolve MT participa da Feira do Empreendedor 2021