O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), voltou a reclamar do ritmo das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) em Cuiabá. Consideradas lentas, as intervenções têm causado transtornos no trânsito da região. Vale lembrar, que as obras em Várzea Grande não foram concluídas, e boa parte do asfalto novo, ao longo da Avenida da FEB já está totalmente deteriorado. Cones de sinalização estão colocados há meses, sem qualquer melhoria nos locais.
“Se não houver uma reação muito rápida nos próximos dez dias, garanto que o bicho vai pegar para o lado deles, porque é inadmissível”, avisou o governador durante entrevista à Rádio CBN, ontem de manhã (13).
Mendes disse ter se reunido duas vezes neste ano com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, para cobrar a aceleração das obras e notificar o Consórcio BRT – formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos, Heleno & Fonseca Construtécnica e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia.
“Se não der jeito, se não mexer o corpinho, o bicho vai pegar. Eles vão mudar radicalmente, tem que ser rápido, ligeiro. Não vamos mais esperar”, disse.
“Muito blá, blá, blá, dificuldade… Monte de nhenhenhém. Não tem justificativa plausível ou admissível, tanto que botei quente, apertamos a Secretaria, a Secretaria está apertando eles agora”, apontou.
“O governo de Mato Grosso paga em dia, rápido, não tem problema. O que o cara quiser produzir, no mês seguinte ele recebe. Nem na iniciativa privada acontece isso. Demora 15 a 30 dias para pagar, então estamos apertando muito”, concluiu.
SEMOB – A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que uma nova intervenção será realizada no viaduto do CPA, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. As obras, necessárias para corrigir problemas estruturais na cabeceira do viaduto, irão causar lentidão no trânsito da região.
A Sinfra já iniciou os reparos no local, e, para viabilizar os trabalhos, foi necessário realizar mudanças no fluxo de trânsito. O sentido centro-bairro foi desviado para a parte inferior do viaduto da Avenida Miguel Sutil, criando uma pista de mão dupla na região.
A Semob, por meio da Diretoria de Trânsito, monitora diariamente os impactos causados pelas obras. Estudos são realizados para mensurar os efeitos no tráfego e buscar soluções que minimizem os transtornos.
Em situações de intervenções mais prolongadas, como as obras realizadas na Avenida Historiador Rubens de Mendonça e na Avenida Miguel Sutil, o impacto pode ser significativo em diversas vias adjacentes. Toda nova etapa da obra pode alterar o fluxo de veículos, exigindo ajustes constantes.
A equipe de gerenciamento de crise da Semob está identificando rotas alternativas para reduzir os impactos nas vias afetadas. No entanto, grandes intervenções, como as relacionadas ao projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que já está em andamento há um ano, têm um impacto inevitável e de longo prazo no trânsito da cidade.
A Semob solicita a colaboração dos motoristas e reforça a importância de redobrar a atenção nas vias próximas às áreas de intervenção. Para minimizar transtornos, é recomendável utilizar aplicativos de trânsito para identificar rotas menos congestionadas.
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