O cenário político do MDB em Mato Grosso passa por um período de intensas movimentações, marcado por mudanças partidárias, articulações para as próximas eleições e debates internos sobre a formação da chapa. Durante o Encontro Regional do projeto O Brasil Precisa Pensar o Brasil, realizado nesta sexta-feira (8) em Cuiabá pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) em parceria com o MDB, lideranças estaduais discutiram os rumos da legenda.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) comentou sobre a decisão do ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro de deixar o partido e se filiar ao PSD. Segundo ela, a insatisfação do parlamentar com sua posição na executiva estadual já era conhecida.
“A gente entende e respeita a posição dele, e essa nova construção dele com o PSD não traz problemas”, afirmou.
Sobre o deputado Emanuelzinho, Janaina disse que ele ainda não definiu se permanecerá no MDB, mas garantiu que sua demanda por integrar a diretoria executiva será atendida. Em relação ao futuro de outras lideranças, como o deputado Juarez Costa, a parlamentar afirmou que ainda não conversou com ele, mas que há espaço para sua permanência na sigla.
Janaina também reforçou sua posição contrária à ocupação de secretarias no governo estadual, concordando com a avaliação do senador Carlos Bezerra sobre o “enxugamento” da presença do MDB na gestão. Para ela, o partido deve manter independência, mas sem fechar portas para alianças futuras.
“Nós podemos estar juntos com a União Brasil, com os republicanos, com o PR. Essa é uma discussão que a gente vai fazer lá na frente”, disse.
Durante o evento, o ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo destacou Janaina como “uma excelente opção para o Senado Federal” em 2026, citando sua experiência, juventude e visão moderna como qualidades que a colocam como forte candidata.
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) afirmou que a formação da chapa estadual e federal está em andamento, buscando representatividade em todas as regiões do Estado. Segundo ele, a possível candidatura de Janaina ao Senado conta com apoio da maioria das lideranças, mas ainda depende de definições nacionais, como uma eventual federação partidária.
Já o deputado Juca do Guaraná Filho (MDB) adotou tom conciliador ao comentar as articulações. Ele disse estar pronto para contribuir com o partido, com ou sem cargo, defendendo a permanência de lideranças como Juarez Costa e Emanuel. Também ressaltou a importância do MDB nas disputas eleitorais e reafirmou seu foco na reeleição e na atuação estadual.
“O que é bom para Mato Grosso, independente do MDB estar no governo ou não, estou pronto para apoiar. O que não é bom para a população, estou pronto para votar contra”, afirmou.
O MDB, que já chegou a ocupar duas secretarias no governo estadual e hoje não tem nenhuma, mantém quatro deputados estaduais e acumula mais de 230 mil votos conquistados na última eleição para a Assembleia Legislativa. A expectativa é que, com uma chapa fortalecida, o partido seja decisivo nas alianças e disputas majoritárias em 2026.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo