A mobilidade urbana de Cuiabá vai contar com 144 novos ônibus. Pela primeira vez, a população cuiabana irá usufruir de 60% da frota do transporte público com ar-condicionado. A novidade ocorre nesta quarta-feira (4), quando os veículos começam a circular.
Os coletivos foram projetados para operar nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.
As 144 novas unidades foram produzidas nas fábricas da Caio e da Marcopolo, instaladas nas cidades de Botucatu (SP) e de Caxias do Sul (RS). Além disso, a implantação da “Frota Limpa” no sistema também está entre as obrigações das vencedoras da licitação.
A iniciativa estabelece que, em um prazo máximo de seis meses após o início de operação, as concessionárias vencedoras devem colocar em operação quatro ônibus (elétricos e híbridos), zero quilômetros, do tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e de CO2.
A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.
Os ônibus devem ser compostos com wi-fi, quatro câmeras de segurança, plataformas elevatórias para cadeirantes e ar-condicionado. Uma das obrigações das concessionárias é a de reduzir a idade média dos ônibus para, no máximo, 5 anos.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, a intenção é fazer com que 100% da frota tenha ar-condicionado, para amenizar o calor daqueles que usam o transporte público para trabalhar. “Estamos saindo de 18% para 60% da frota com ar-condicionado. E, ano que vem, a frota com ar-condicionado irá para 75%. Com esses 144 ônibus estamos diminuindo a idade média da frota”, disse.
Leia também: Titularidade do serviço de saneamento deve ser exercida por estados com municípios