A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos do PL – realizaram na manhã de hoje (15), a coletiva dos 100 Dias de mandato. Entre inúmeras realizações em todas as áreas essenciais da gestão municipal, Moretti destacou uma, que é promessa de campanha: a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto, o DAE.
Ela anunciou que a prefeitura acabou de contratar a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do DAE.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a elaboração deste relatório é fundamental para a valoração do DAE e então, para a publicação do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). “Após essa análise da Fipe, vamos soltar o edital para quem tiver interesse possa estudar, conhecer o DAE, e na sequência participar do leilão. Estudamos muito as alternativas, porém, a melhor forma é iniciarmos a concessão”, conta Flávia.
Moretti pontua que enquanto não houver a concessão, ela e o vice-prefeito, Tião da Zaeli, continuarão realizando os serviços necessários no DAE. “O DAE ainda sofre com questões de vazamentos e outros problemas, por isso não podemos parar. Falei com o Tião para que nos ajude a operar o DAE e que possa fazer os investimentos necessários para avançarmos neste quesito. Não haverá lacunas na prestação de serviços à população”, exclamou a prefeita. Ela reforça que nesse momento a Fipe vai apenas dimensionar o DAE, nada está sendo negociado. “É apenas um primeiro passo, na prática, para darmos início ao processo de concessão”.
Flávia lembra que todo processo será com transparência. “Vamos realizar audiências públicas, quero a participação da Câmara Municipal e da população várzea-grandense. Tudo será às claras, com muita transparência, como tem sido nossa gestão. Queremos simplesmente colocar a água na torneira da nossa população”, relata.
REALIZAÇÕES – Pagamento de 43% da dívida herdada de R$ 144 milhões; Implantação do Fila Zero na saúde, pela primeira vez em Várzea Grande; criação 788 vagas na escola da rede pública; recomposição 6,27% ao piso da educação municipal; destravamento da obras de cinco novas creches; implantação de 30% de adicional de periculosidade à guarda municipal; criação do maior programa de serviços municipais nos bairros o “Acelera VG”; implantação do diagnóstico de PCDs, deficientes (visuais, auditivos e intelectuais), neurodivergentes e autistas na cidade. Estas foram as principais entregas dos 100 dias da gestão Flávia e Tião (PL) em Várzea Grande.
“Infelizmente, assumimos o Município depredado e sucateado, mas estamos fazendo o possível para colocar em ordem. Entramos com R$ 144 milhões em dívidas com fornecedores e já pagamos R$ 60 milhões, dando prioridade aos serviços emergenciais como os fornecedores de medicamentos, de nutrição alimentar de escolas e unidades de saúde, entre outros. Não era conta da nossa gestão, mas tenho que cumprir essas obrigações e ao mesmo tempo avançar para não parar a máquina pública”, relata a prefeita Flávia Moretti.
Além das entregas a confiança da população de VG na atual gestão se reestabeleceu. Em 2025 foram registrados mais de R$ 29 milhões em arrecadação, um aumento de 32% na arrecadação do IPTU e taxa, e ainda, o aumento de 12% na arrecadação do Alvará, ambos em relação ao mesmo período de 2024.
A administração municipal avançou em várias áreas. Dentre elas o destravamento de obras paralisadas como creches, escolas, ruas, pontes e a pavimentação de acesso ao Parque Tecnológico.
Em relação ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), foi implantado o Boletim de Abastecimento que nasceu com o objetivo de apontar onde a água não está chegando, o primeiro passo concreto para a reestruturação do sistema de água e esgoto.
Outra obra importante destravada, e em parceria com o governo do Estado, foi a recuperação da Avenida São Gonçalo, porta de entrada a Várzea Grande para quem vem da ponte Sarita Baracat, uma obra paralisada.
“Os 100 dias passaram muito rápido, sofremos um colapso hídrico, assumimos uma prefeitura sem transição, nas primeiras semanas de trabalhos éramos diariamente surpreendidos com contas a pagar e inúmeros problemas, a cidade estava abandonada, mas felizmente, com trabalho, empenho e dedicação conseguimos avançar muito nesse período”, pontuou Moretti.
HERANÇA – Moretti lembra que até a primeira quinzena de março, ou seja, com pouco mais de 60 dias a frente do Executivo Municipal, já havia já pago R$ 60 milhões em dívidas deixadas pela gestão anterior com fornecedores do Município. Ela assumiu o comando do Paço Municipal com dívida de R$ 144 milhões.
Foram pagos como prioridade os serviços emergenciais dos fornecedores de medicamentos, de nutrição alimentar de escolas e unidades de saúde, entre outros.
Logo nas primeiras semanas de trabalho foram necessários edições de decretos de contingenciamento, de calamidade em saúde pública devido à falta de medidas preventivas de combate às arboviroses, que deveriam ter sido implantadas entre outubro e dezembro do ano passado, início do período chuvoso, e também, o de emergência e calamidade pública, nas áreas do Município afetadas por deslizamentos de terra, erosões e alagamentos.
Apesar de muitos feitos, tanto Moretti, quanto Tião, sabem que os desafios ainda existem e são muitos. “Até porque nossa cidade é dinâmica e essa gestão está focada no desenvolvimento econômico e social. Queremos uma Várzea Grande boa para se viver e para investir. Temos de gerar boas oportunidades aos várzea-grandenses e para isso temos de atrair grandes investimentos. Trabalhamos para isso”, pontuou o vice-prefeito.
Ainda como lembrou Tião, o parque de máquinas estava parado, com veículos inutilizados por falta de uma simples troca de óleo, por falta de correia, falta de pneus, ausência de manutenção simples. “Com zelo pelo bem público, passamos de dez máquinas para 29 patrulhas que hoje estão à disposição da gestão e da população”.
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