O site Mato Grosso Econômico traz para você um campo do marketing importante para analisar o comportamento das pessoas na relação de consumo com os produtos e serviços, o Neuromarketing. Essa área trouxe descobertas para o mundo da comunicação, por meio de tecnologias avançadas capazes de analisar o impacto que uma mensagem gera no inconsciente do consumidor.
Entrar na mente do consumidor e descobrir as reações que acontecem no cérebro quando ele é exposto a produtos, marcas e anúncios. Essa é a proposta do Neuromarketing, um novo campo no marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. Ainda pouco conhecido entre as empresas, seu objetivo é ir além das tradicionais pesquisas de mercado, como os questionários de perguntas e respostas.
Através das atividades cerebral e corporal, é possível descobrir o que causa o sentimento negativo por um produto, por exemplo. Assim, a empresa conseguirá levantar quais são os assuntos que mais chamam a atenção e quais não darão bons resultados.
"Atualmente vivemos o chamado caos da atenção no varejo. Nesse ambiente, os produtos se digladiam para estarem melhores posicionados e chamar a atenção dos consumidores, despertando o interesse, o desejo e a intenção de compra. Mas, o composto da comunicação consumidor-varejo vai além disso. Sincronizar de uma forma eficaz todos esses estímulos é um desafio quando uma pesquisa de mercado se limita a caneta e papel. Mais de 90% dos produtos lançados fracassam, mesmo sendo aprovados pelas ferramentas qualitativas e quantitativas do marketing tradicional. ", explica o consultor de Neuromarketing, Leandro Matos.
Leandro é graduado em Administração, com MBA em Marketing, mestrando em Neuromarketing pela Florida Christian University e membro da Neuromarketing Science & Business Association (NMSBA). Seu projeto de mestrado está sob orientação de uma das maiores autoridades da área no mundo, o professor PhD Marcelo Peruzzo, ex-presidente da Associação Mundial de Neuromarketing no Brasil e o professor de marketing mais premiado pela FGV Management Brasil.
Neuromarketing
Baseia-se em pesquisas sobre o comportamento do consumidor, mas emprega técnicas e tecnologia da medicina e do marketing para avaliar com rigor científico o que leva as pessoas a consumirem. Auxiliados pela ressonância magnética, tomografia computadorizada, eye traking (análise do rastreamento da atividade ocular estimulada), face reading (leitura facial computadorizada), atividade eletrodermal e perfis salivares, os neuromarqueteiros conseguem entrar na mente das pessoas e descobrir desejos antes mesmo que elas tenham consciência da sua existência.