O sonho ainda segue distante. Apesar de todo marketing do governo federal, apenas 12 km da BR-158, um importante corredor logístico para produção e escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso, estão contidos na ordem de serviço para o início da pavimentação da rodovia, assinado ontem (26). A cerimônia reuniu o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, e diversas autoridades políticas mato-grossenses, entre elas, o governador Mauro Mendes. Nesse primeiro momento serão investidos aproximadamente R$ 40 milhões.
A BR-158 é considerada um importante corredor logístico que escoa a produção mato-grossense para o restante do País, além de melhorar os deslocamentos da população. Pela rodovia passam a produção de soja, milho e algodão que são exportados para o mercado internacional.
Dos pouco mais de 800 km da BR-158 no Mato Grosso, cerca de 400 km ainda são de estrada de terra esburacada, que se tornam quase intransitáveis no período de chuva. Ao todo a obra vai asfaltar cerca de 195 km em um contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Serão dois lotes de obras, sendo um com 94 km e outro com pouco mais de 101 km. Estima-se que passem pelo trecho completo a ser pavimentado cerca de 2.000 veículos diariamente.
A autorização para o início da obra foi possível com a renovação da Licença de Instalação, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e com recursos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
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O ministro Carlos Fávaro ressaltou o esforço de diferentes instituições federais no sentido de viabilizar a evolução dos trabalhos. “A BR-158 não para mais. Agora é obra acontecendo e realizando o sonho dessa população”, disse. Fávaro ainda destacou que “sem sombra de dúvida, é a obra mais esperada pelo povo mato-grossense, uma obra que todo cidadão quis”.
O ministro Renan Filho reforçou que a pavimentação da BR-158 é uma obra esperada há muito tempo. “Fizemos um entendimento com as comunidades indígenas da região e vamos garantir essa obra que vai facilitar o desenvolvimento de Mato Grosso, e integrar com o Pará. Vai dar mais agilidade no escoamento da produção, o que vai significar mais emprego, mais oportunidades e desenvolvimento”, afirmou.
A BR-158 atravessa o Brasil de Norte a Sul. Ela começa em Altamira, no Pará, e termina em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai. Os seus 3.864 quilômetros de extensão também passam pelos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
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