A prefeitura de Sorriso e a Fundação Sicredi assinaram nova parceria para a continuidade do programa “A União Faz a Vida”.
Essa parceria começou em 2014 no município. Assinaram o documento o prefeito Dilceu Rossato e o presidente da Sicredi Celeiro do MT, Sadi José Beledelli.
Também acompanharam a reunião a secretária de Educação e Cultura, Lenide Pereira, o gerente da Sicredi em Sorriso, Wanderley Venzo e demais representantes da administração municipal e da cooperativa. “É um prazer apoiar iniciativas como esta, que se reverte em benefício direto para toda a comunidade”, destaca o prefeito.
O programa é desenvolvido nas escolas Valter Leite e Rui Barbosa e mobiliza 1.593 alunos e 117 professores, que participam de formações constantes. Neste ano, já foram ministradas duas etapas de capacitação para novos professores e a última etapa será no dia 30.
“O objetivo é levar noções de cooperação e cidadania para as crianças e antes de o programa ser implantado, ainda nas unidades do Rio Grande do Sul, buscaram-se exemplos na Espanha e na Alemanha sobre esta iniciativa, cuja metodologia é desenvolvida com o olhar da criança”, explica o Assessor de Programas Sociais da Sicredi, Valter dos Reis.
O método é extremamente participativo, e, por meio da pedagogia de projetos, os alunos observam o ambiente, destacam suas opiniões e, em assembleias com os colegas, elegem os temas que nortearão os trabalhos.
A responsável local pelo projeto e coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação e Cultura, Rosely Alves de Souza, explica que no ano passado, os projetos desenvolvidos pelos alunos envolveram temas como trânsito, meios de comunicação, plantas medicinais e leitura. “Neste ano, já verificamos que muitos têm como foco o combate ao mosquito Aedes aegypti”.
O programa União Faz a Vida é desenvolvido em 249 municípios brasileiros, sendo 92 nos estados de São Paulo e Paraná, 136 em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, 20 em Mato Grosso, e um em Goiás, o que representa a mobilização de 1.368 escolas, 17.807 educadores e 215.752 crianças e adolescentes. Só em Mato Grosso, nos 20 municípios onde é desenvolvido, o programa chega a 195 escolas, 3.624 professores e 68.296 alunos.