Uma nova pesquisa eleitoral divulgada ontem, segunda-feira (11) pelo Instituto Percent Brasil revela o governador Mauro Mendes (União Brasil) como líder nas intenções de voto para o Senado Federal em Mato Grosso, na disputa que será realizada em 2026.
Na modalidade estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes aparece com 37,8% das intenções de voto, quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que registra 18,8%. O deputado federal José Medeiros tem 6,4%, enquanto o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) aparece com 4,3%. O ex-governador Pedro Taques (sem partido) marca 3,8%, e o ex-presidente da Aprosoja Brasil Antônio Galvan (PTB), 2,4%.
Vale destacar que, nas eleições de 2026, Mato Grosso irá eleger dois senadores, e o eleitor poderá votar em até dois nomes.
Cenário com Jayme Campos
O levantamento também apresentou um cenário que inclui o senador Jayme Campos (União Brasil). Mesmo com a inclusão, Mauro Mendes mantém a liderança com 36,3%, seguido por Janaina Riva, com 17,9%. Na sequência, aparecem José Medeiros (6,2%), Jayme Campos (5,8%) e Carlos Fávaro (3,7%). Pedro Taques e Antônio Galvan somam 3,4% e 2,3%, respectivamente. Os votos nulos ou brancos totalizam 4,1%, enquanto 18,9% dos entrevistados declararam-se indecisos.
Intenção espontânea e rejeição
Na pesquisa espontânea — quando os eleitores citam nomes sem que sejam apresentados — Mauro Mendes também lidera com 9,7%. Janaina Riva tem 3,1%, seguida por José Medeiros, com 1,3%. Carlos Fávaro e Jayme Campos aparecem empatados com 0,7%, enquanto Pedro Taques tem 0,4% e Antônio Galvan, 0,3%. A maioria dos entrevistados (76,1%) não soube ou não respondeu.
Já na avaliação de rejeição, o ex-governador Pedro Taques encabeça a lista, com 8,5%, seguido por Jayme Campos, com 7,3%. Carlos Fávaro tem 3,8% de rejeição, Mauro Mendes 3,1%, Janaina Riva 2,8%, José Medeiros 2,7% e Antônio Galvan 1,9%.
Sobre a pesquisa
O Instituto Percent Brasil realizou o estudo presencialmente entre os dias 29 de julho e 4 de agosto em Mato Grosso, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os votos nulos ou brancos somam 4,5%, e os indecisos alcançam 20,6% dos entrevistados, mostrando um campo ainda aberto para os candidatos no pleito que ocorrerá daqui a quase dois anos.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo