A economia do país é a terceira maior preocupação das pessoas que no Brasil em relação à pandemia. A principal é amigos e parentes pegarem covid e a segunda é se o sistema de saúde está preparado para lidar com o vírus.
Os dados são de uma pesquisa feita com usuários do Twitter sobre conversas a respeito de finanças. Metade (50%) das pessoas que usam a rede social no Brasil disseram se preocupar com a economia brasileira em meio à pandemia.
Além disso, 59% dos usuários da plataforma se sentem inseguros ou muito inseguros com suas finanças pessoais nos próximos seis meses. O maior percentual de pessoas nessas condições está na faixa etária de 18 a 24 anos (66%) e o segundo maior é na faixa etária de 25 a 34 anos (61%).
O Twitter também pesquisou o que as pessoas esperam ou gostariam de ver os bancos fazerem neste momento de crise. Quase todo mundo (91%) espera que a instituição financeira ofereça termos de pagamento flexíveis e 90%, informações e dicas práticas de como lidar com a situação. A maioria (88%) também gostaria de ver o banco com campanhas mostrando como a marca está reagindo à covid-19 e 87% esperam que a instituição financeira produza versões mais baratas dos produtos normais.
A pandemia também mudou a forma que as pessoas se relacionam com os seus bancos. O levantamento do Twitter mostrou que 39% dos usuários passaram a usar aplicativos de bancos mais do que o normal desde o começo da crise do coronavírus e 14% passaram a usar mais os sites das instituições financeiras.
Além disso, 32% das pessoas disseram usar mais as redes sociais como via de comunicação com os bancos desde o começo da pandemia e 40% disseram ter dificuldades técnicas ou dúvidas sobre como usar serviços digitais de bancos. Mais pessoas tiveram dificuldades ou dúvidas em relação a renegociação de dívidas (21%), investimentos (20%) e empréstimos (15%).
Finanças é assunto no Twitter
O volume de conversas sobre finanças vem crescendo no Brasil, de acordo com o Twitter. Entre janeiro e abril, foram 2,6 milhões de tweets relacionados ao tema, um crescimento de 84% em relação ao mesmo intervalo de 2019.
Metade (55%) dos usuários quer ver conteúdo relacionado a finanças no Twitter e os principais assuntos de interesse são dicas de planejamento financeiro de longo prazo, tutoriais sobre como utilizar as opções digitais dos bancos, informações sobre empréstimos e renegociação de dívidas e novos produtos.
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