O atual deputado federal e prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) será oficializado na chefia do Palácio Alencastro às 18 horas de hoje, quarta-feira (1/1), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Capital. Já em Várzea Grande, também em cerimônia aberta, a advogada Flávia Moretti (PL), será empossada prefeita, às 10h, no Fiotão.
É esperada a presença dos ex-prefeitos das duas cidades para passagem das faixas para os novos gestores.
A cerimônia de transmissão de faixa entre prefeitos é um ato simbólico que faz parte do rito de transição de um governo para outro e promete ser emblemática não só pelo ato em si, mas também devido a rivalidade política entre Abílio e Emanuel, e de Flávia e Kalil Baracat (MDB).
FOLHA DE DEZEMBRO – Emanuel, que deixou o cargo de prefeito de Cuiabá ontem, dia 31, não quitou a folha salarial do funcionalismo público, como sempre antes da virada do ano. Por meio de nota, a Prefeitura informou que os salários dos servidores referentes ao mês de dezembro de 2024 serão quitados até o quinto dia útil de janeiro, conforme prevê a Constituição Brasileira.
“O adiantamento dos vencimentos no último dia do mês, prática adotada há mais de sete anos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, não foi possível devido à ausência do repasse de R$ 13 milhões por parte do governo do Estado”, diz trecho da nota. Em outras palavras, Emanuel culpa o Estado pelo não repasse do ICMS antes da virada do ano.
No último dia 30 de dezembro, a Prefeitura efetuou o pagamento de mais R$ 12 milhões referentes ao décimo terceiro salário e a outras obrigações trabalhistas dos servidores da saúde.
“A Prefeitura esclarece ainda que os recursos para a quitação dos salários já estão garantidos, graças à atuação do deputado federal Emanuelzinho e do senador Carlos Fávaro, que não mediram esforços e viabilizaram junto ao Governo Federal os valores necessários. Com isso, os pagamentos aos servidores municipais de Cuiabá estão assegurados até o quinto dia útil de janeiro”, finaliza a nota
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes