Na última quinta-feira (26) aconteceu uma reunião no Tribunal do Júri de Rondonópolis entre representantes do Ministério Público, Legislativo e sociedade organizada, a Comissão Permanente Técnica de Desenvolvimento Urbano (Codeur) e o Núcleo Gestor de Acompanhamento (NGA), para discutir o Plano Diretor Urbano e Ambiental que neste ano será desenvolvido por uma empresa de Consultoria em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.
Após apresentar as linhas de trabalho que contemplarão a habitação, saneamento, mobilidade e transporte, meio ambiente, também foi pontuada a função de cada participante no processo de desenvolvimento e diagnóstico dos trabalhos, lembrando que o fornecimento de informações é um grande contribuinte neste aspecto.
O secretário de Habitação e Urbanismo, Paulo José Correia, disse que o prefeito Zé Carlos do Pátio determinou a composição dos grupos de trabalho de imediato para acelerar o processo de implantação do projeto. “Estamos dispostos a realizar e colaborar ao máximo com o desenvolvimento do plano diretor”, declarou o secretário.
O coordenador técnico dos trabalhos, Jeater Correia Santos diz que é necessário o envolvimento total do poder público no projeto, pois se respeitado, deixará a cidade mais organizada, funcional, com crescimento ordenado, respeitando as questões ambientais, sendo socialmente justa.
“Queremos elaborar estudo técnico que aponte aquilo que mais infringe as pessoas, fazer uma leitura técnica. O plano é de 2006 era bom, mas o que estamos produzindo agora será muito melhor, pois será financiado”, destaca o coordenador.
Já o promotor de justiça, Marcelo Caetano Vacchiano o plano diretor mexe com a vida das pessoas tanto do centro quanto da zona rural e com devido aproveitamento poderá mudar a cara da cidade.
“O plano anterior teve muitos problemas para ser implementado, foi muito remendado na sua vigência. Ele não pode ser alterado e sim cumprido. As expectativas são grandes em vista do comprometimento que o prefeito Zé Carlos tem sinalizado junto aos seus secretários”, almeja o promotor.
PLANO DIRETOR – Aprovado por lei municipal, o Plano Diretor é um instrumento básico de política de desenvolvimento e expansão urbana, parte do processo de planejamento municipal, sendo revisto a cada década.