Os prefeitos de todo país participam de uma mobilização municipalista em Brasília, nesta terça-feira (3). Entre as principais reivindicações está a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes. Em Mato Grosso são 34 cidades que se enquadram nessa situação. No Brasil, são 1.252 municípios que podem ser extintos.
Até 2023 o município que não atingir o limite de 10% dos impostos sobre suas receitas totais e que tenham população de até 5 mil habitantes será extinta.
Outros assuntos também devem ser tratados no Distrito Federal, entre eles a revisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerada injusta pelos gestores municipais, já que todos os problemas acontecem nas cidades, sendo que é a parte da federação que recebe menos recursos, considerando as três esferas (federal, estadual, municipal).
Além do FPM, os prefeitos também devem solicitar a inclusão dos municípios na reforma da previdência, e também, a execução direta de emendas, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e a Nova Lei de Licitações.