A prefeitura de Chapada dos Guimarães recuperou a ponte de madeira sobre o Rio Roncador, com comprimento de 42,40 m e 4,5 m de largura. A ponte interliga Chapada dos Guimarães à região da Cachoeira Rica (70 km da cidade). Esta ponte é importante, pois atende as comunidades de Roncador dos Mendes, Água Branca e Pedra Grande.
O conserto da ponte atende a reivindicação dos moradores da região, que estiveram no gabinete da prefeita para alertar sobre a situação de isolamento e a decisão de não mandar os filhos para escola. Para diminuir os riscos, nesse período, o ônibus escolar passou a fazer um trajeto alternativo. Com a ponte em condições de receber tráfego com segurança, a vida dos moradores da região volta ao normal.
Hoje a secretaria está com três frentes de trabalho, recuperando as estradas nas regiões de Roncador, Jangada e Barra do Bom Jardim. Nesta semana o secretário de Obras, Osmar Froner de Mello, e a prefeita Thelma de Oliveira estiveram em Brasília para uma audiência com o secretário Nacional da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de analisar o plano de trabalho de reconstrução das pontes do município de Chapada, danificadas pelas chuvas.
Os estragos provocados pelas chuvas nas pontes e estradas do município fizeram com que a prefeita decretasse situação de emergência, que foi reconhecido pelo Governo Federal.
Conforme o secretário, as pontes incluídas no pedido foram às do Rio Manso, de 70 m e 112 m; Rio Jangada de 35 m; Pedra Grande, de 20 m; Rio da Casca, de 25 m. Essas pontes serão de concreto, por isso o valor chega a 6,3 milhões. Segundo Osmar o órgão vai concluir a análise técnica para posterior empenho.
Em relação às pontes de madeira danificadas pela chuva, a prefeita solicitou ajuda da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Ela foi informada que as reformas das pontes de madeira estão sendo licitadas.