Um novo projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) irá ampliar a presença de Mato Grosso na Wikipedia, maior enciclopédia do mundo. A ideia, além de treinar novos editores para atualização e inclusão de verbetes na plataforma, é expandir o debate sobre ela na academia e realizar oficinas para que ela seja mais utilizada em ambientes educacionais.
A professora Caroline Garcia Mendes, do Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD), está à frente de um projeto e afirma que a iniciativa surgiu da percepção de que há uma carência de informações sobre Mato Grosso na plataforma, devido à concentração de editores nas regiões Sudeste e Sul do País.
“Como estou na UFMT há menos de um ano, fui percebendo que muitas informações sobre o Estado, que eram comentadas pelos estudantes em nossas aulas, não apareciam na Wikipédia. Disso, surgiu a ideia de ampliar as informações da Wikipédia, um dos sites mais acessados do Brasil, a partir de fontes confiáveis e discutir esse tema no Ensino Superior.
O projeto, que faz parte das atividades de extensão da UFMT, tem como meta divulgar o conhecimento sobre a cultura mato-grossense por meio da edição de verbetes na Wikipedia. Além disso, os estudantes envolvidos no projeto irão ministrar oficinas para professores interessados em utilizar os recursos da Wikimedia em sala de aula.
Leia também: Novo recorde na oferta de grãos vai se confirmando em Mato Grosso
A professora destaca a importância de ampliar o número de editores: “É natural que se escreva a partir das próprias vivências e interesses, por isso é importante que se amplie o número de editores”.
Os alunos participantes receberão orientações sobre a edição de verbetes e compartilhamento de imagens relacionadas a Mato Grosso. A plataforma da Wikimedia oferece um painel de controle para acompanhar as edições realizadas pelos participantes e monitorar o progresso do projeto.
Caroline ressalta a relevância do projeto não apenas para ampliar as informações sobre Mato Grosso, mas também para ensinar os estudantes a produzir artigos de divulgação embasados e acessíveis ao público em geral. Ela destaca: “É muito mais interessante que esses estudantes aprendam como esses recursos funcionam, qual a sua importância e como contribuir com eles, do que fingirmos que eles não os utilizam em seu dia-a-dia”, concluiu.
Após a conclusão do projeto, espera-se que mais professores se interessem em utilizar a Wikimedia em suas aulas e que as informações sobre Mato Grosso tenham sido significativamente ampliadas na Wikipedia.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO