A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) devolveu o montante de R$ 47 milhões para o governo do estado em 2019. Isso só foi possível devido ao controle de gastos da Casa de Leis.
O dinheiro repassado ao governo foi destinado para a aquisição de viaturas de segurança pública, compras de ambulâncias, obras no setor de infraestrutura e regularização fundiária.
Uma parte da verba foi direcionada ao setor da saúde, incluindo o Hospital do Câncer, para o funcionamento da UTI Pediátrica e à Santa Casa de Misericórdia, visando pagamento dos salários atrasados dos servidores do hospital filantrópico, que hoje possui gestão estadual.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) disse que a determinação da mesa diretora é gastar menos, somente com recursos necessários para despesas de pessoal, administrativas e pagamento de fornecedores.
"Estamos gastando aqui só o que é necessário e devolvendo para as ações do governo que são mais emergenciais à população, como a Santa Casa, Hospital do Câncer, a questão dos presídios que era muito urgente, compra de viaturas para a polícia militar e algumas ações da Sinfra, que também são importantes", destaca Botelho.
O valor devolvido ao governo do estado representa mais de 10% do orçamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no exercício de 2019.