Paralisadas desde 2006, as obras do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, conhecido como Rodoanel, serão retomadas. A execução terá investimento de R$ 204,9 milhões, a partir de recursos oriundos dos governos estadual e federal. O rodoanel visa melhorar a trafegabilidade na região metropolitana de Cuiabá.
A ordem de início da elaboração de projetos e execução da obra foi assinada no último sábado (17), pelo governador Mauro Mendes (DEM), com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Neste primeiro lote será executada a implantação de 21,5 quilômetros do trecho da BR-163/364, em Várzea Grande, até o entroncamento da MT-251, na Rodovia Emanuel Pinheiro, em Cuiabá, além da duplicação da pista em pavimento rígido.
Os R$ 204 milhões previstos nesta etapa serão aplicados na duplicação em concreto, o pavimento rígido, que tem vida útil de 20 anos. O governo federal investirá 60% do total; os outros 40% virão do governo do Estado.
As intervenções previstas no projeto incluem também quatro viadutos, duas pontes sobre o Rio Cuiabá (240 metros), uma trincheira (181 metros) e passagens de nível, dentre outras Obras de Artes Especiais (OAEs). As placas de concreto de rodovia terão 21 centímetros de espessura.
Segundo a pasta e o governo do Estado, o Rodoanel deve melhorar o fluxo de veículos entre Cuiabá e Várzea Grande, especialmente de caminhões que precisam passar pela região metropolitana. A obra também atende à necessidade de garantir maior eficiência ao escoamento da produção agropecuária na porção mato-grossense de três rodovias federais: as BRs 163, 364 e 070.
Ao todo, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o Contorno Rodoviário Norte terá pista duplicada em concreto com extensão de 52 quilômetros. A duplicação inclui o trecho entre a BR-163/364/MT e o Distrito Industrial, na BR-070/163/364/MT, passando pelas rodovias estaduais MT-010 e MT-251, pela região da Ponte de Ferro e pelo bairro Pedra 90.