O governo está trabalhando para tentar pagar o 13º salário dos servidores ainda em 2019, conforme o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo. “Nós estamos trabalhando para isso. Estamos dando alguns passos fundamentais. Primeiro o incremento de receita, o Fethab já tem dado retorno que nós esperávamos”, diz Gallo.
O questionamento ocorre, não só por parte dos servidores, porque o 13º de novembro e dezembro de 2018 foi pago em 4 parcelas em 2019.
Segundo Gallo, outro ponto que tem colaborado para esse fechamento no azul no final do ano foi a reforma administrativa, além da mudança de banco da dívida dolarizada. “A diminuição de custos que nós estamos efetivando para acontecer este ano, um desses custos é a renegociação da dívida com o Banco Mundial, a dívida dolarizada”.
Se a economia continuar reagindo no atual ritmo, o secretário afirma que as perspectivas são boas para que o pagamento do benefício seja pago dentro do ano corrente. “Pelas condições fiscais e financeiras que o Estado tem, ainda não é possível guardar recursos para o 13º. Mas, já vamos começar a fazer a projeção, as economias. Mas isso também precisa de incremento de receita e poupar recursos que pagaríamos para a dívida dolarizada”.
O trabalho mais efetivo em torno dessa folha de pagamento deve começar no segundo semestre. “É uma preocupação nossa essa folha do 13º terceiro que é paga em dezembro, que nós vamos começar a trabalhar a partir de junho, julho, para provisionamento de recursos pra que isso seja possível, que o pagamento seja feito em dezembro”, enfatiza Gallo.