Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), sindicatos rurais e produtores discutiram com o governo do Estado a segurança nas propriedades rurais que tem sido alvo de invasões e de áreas de conservação.
Os maiores índices de ocorrência são na região Norte. Os produtores rurais relataram ao governador e ao secretário diversos incidentes de invasões de terras produtivas e até mesmo unidades de conservação em diversas regiões do Estado, principalmente na região Norte.
Taques repassou para Rogers Jarbas os encaminhamentos dos produtores, que irá debater as questões em conjunto com a Secretaria Adjunta de Inteligência.
Recentemente o setor produtivo mato-grossenses repudiou a incitação de invasão de latifúndios no Brasil caso a regularização de terra para assentamentos não avance. A incitação partiu do secretário de finanças e administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Santos, no último dia 1º de abril, durante cerimônia em que a presidente Dilma Rousseff assinou atos que autorizam a regularização de áreas rurais para a reforma agrária e para comunidades quilombolas.
Além das invasões, as propriedades rurais em Mato Grosso têm sofrido com constantes roubos e furtos de insumos.