A cidade de Sinop conquistou duas das quatro cadeiras que compõem a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires (CBH Alto Teles Pires/MD), eleita, nessa semana, para o biênio 2017-2019. A primeira delas, de presidente, será ocupada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, e a outra, de primeiro secretário, pelo servidor Eliel Ferreira, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em Sinop.
O fórum é constituído por 20 instituições totais que representam os poderes públicos municipal, estadual e federal, além de entidades da sociedade civil (indústrias, sindicatos, universidades, clubes de serviços, empresas de saneamento) dos municípios de Sinop, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã. Constituído de forma paritária, 50% das cadeiras são destinadas ao poder público e os outros 50% à sociedade civil.
Essa é a segunda diretoria eleita e empossada desde a criação do Comitê, em 2015, por meio de uma resolução do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CEHIDRO). "Todo o trabalho vai ser feito em parceria com os municípios", destaca a presidente Luciane Bertinatto.
Com funções normativas, consultivas e deliberativas relacionadas à gestão de recursos hídricos, o comitê tem por objetivo implementar as políticas de gestão dos recursos hídricos no âmbito da Bacia dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires, que engloba os rios Preto, Rosana, Kaiabi (divisa Sinop e Vera), Nandico, Celeste (maior rio da Bacia e que faz divisa entre Vera e Sorriso e também entre Sorriso e Nova Ubiratã), o rio Lira, além, também, dos afluentes.
"Quando se fala em gestão dos recursos hídricos, falamos da água tanto de superfície quanto subterrânea", complementa o primeiro secretário, Eliel Ferreira, que representa a SEMA Mato Grosso no Comitê. Ferreira lembra que as ações desenvolvidas pelo comitê impactam, diretamente, na vida das pessoas que estão sob a área de influência das cidades e rios dessa macrorregião, por tratar-se da água como um recurso hídrico necessário à sobrevivência. No escopo de atribuições do Comitê, por exemplo, está o desenvolvimento de projetos que possibilitem o monitoramento, qualidade da água, entre outros, mas também, a atuação em temas sensíveis que envolvam conflitos sobre o uso da água, irrigação e demais.
As reuniões da nova diretoria vão ocorrer à cada dois meses, totalizando seis encontros anuais e de forma itinerante. A próxima será realizada no dia 24 de outubro, em Sorriso.
Diretoria eleita para o biênio 2017-2019
Luciane Bertinatto – presidente- SDS Sinop
Renaldo Loffi – vice-presidente – Cidesa Sorriso
Eliel Ferreira – primeiro-secretário – SEMA-MT
Hélio de Almeida – segundo secretário – APROFIR
Membros do Poder Público
Prefeitura de Sinop
Prefeitura de Sorriso
Prefeitura de Vera
Prefeitura de Nova Ubiratã
Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)
Secretaria de Estado de Saúde
UNEMAT, Unidade Regionalizada de Sinop
Embrapa Agrossilvipastoril Sinop
UFMT, campus de Sinop
CREA, Inspetoria Regional de Sinop.
Sociedade Civil
Associação de Produtores de Feijão Irrigante de Sorriso (Aprofir)
Consórcio Regional Cidesa
Clube Amigos da Terra (CAT-Sorriso)
Codenorte Sinop
Indústria Curtume Blubrás
Frigorífico Frigobom
Frigorífico Frialto
Águas de Sinop
AENOR Sinop
Sindicato dos Produtores Rurais de Vera