Um trecho da pista do Viaduto da Avenida Miguel Sutil será bloqueado nesta quinta-feira (24), das 9h às 17h, por conta de caminhões que irão despejar materiais de concreto. Trata-se de mais uma etapa das obras do Complexo Viário Leblon, coordenadas pelo governo do Estado.
Por isso, será adotado um sistema de fluxo e contrafluxo de veículos no sentido Miguel Sutil/Fernando Corrêa e sentido Miguel Sutil-Rodoviária.
A restrição é necessária para garantir a segurança dos motoristas e ocorre a pedido da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
O diretor de trânsito, Pedro César Gonçalves, orienta motoristas a ter prudência. “Uma solução é buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos“, enfatiza.
As obras do Complexo Viário do Jardim Leblon, que envolvem uma série de intervenções no entorno da Trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil. O objetivo é resolver os gargalos registrados nas duas extremidades da trincheira e melhorar o fluxo na região. O valor investido na obra é de R$ 78,1 milhões.
Confira as principais intervenções:
1) Duplicação da Rua Boa Vista
A Rua Boa Vista, que liga o bairro Jardim Leblon à Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), será duplicada. Com isso, motoristas que desejam acessar a Avenida Miguel Sutil a partir da Archimedes Pereira Lima deverão utilizar esse novo caminho, inclusive com possibilidade de entrada direta na Trincheira Jurumirim.
A duplicação deve aliviar o trânsito dentro do Jardim Leblon, especialmente na rua 8 de Janeiro e na Avenida dos Trabalhadores.
2) Nova trincheira na rotatória da Rua Boa Vista
Será construída uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, no ponto onde hoje há uma rotatória. A trincheira será implantada apenas no sentido Coxipó – Rodoviária da Avenida Miguel Sutil.
Com isso, quem seguir pela Miguel Sutil poderá passar por baixo, sem necessidade de parar no semáforo. A pista superior será utilizada apenas por quem deseja acessar a Rua Boa Vista.
No sentido contrário (Rodoviária – Coxipó), não haverá alteração, mas quem quiser acessar a Archimedes Pereira Lima, a partir da Rua Boa Vista, utilizará o retorno na parte superior, eliminando o cruzamento que hoje causa congestionamentos.
3) Pequeno elevado no fim da Trincheira Jurumirim
Será construído um pequeno elevado próximo ao fim da Trincheira Jurumirim, no sentido Coxipó – Rodoviária. A estrutura permitirá que motoristas que vêm de dentro da trincheira acessem diretamente a Avenida do CPA.
Hoje, esse acesso exige passar pela parte superior e atravessar duas rotatórias. Com o novo elevado, os veículos seguirão por baixo da pista, evitando conflitos com o tráfego da superfície.
4) Alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA
O viaduto da Avenida Miguel Sutil sobre a Avenida do CPA está sendo alargado dos dois lados, com a implantação de uma terceira faixa. A ampliação permitirá a integração das duas pistas da trincheira com a do novo elevado, sem causar estrangulamentos no tráfego.
5) Túnel na Rua Desembargador Trigo Loureiro
Atualmente, motoristas que seguem pela Avenida do CPA, no sentido Bairro–Centro, precisam usar um retorno em frente ao Hotel Taiamã para acessar a Avenida Miguel Sutil no sentido Coxipó – ponto de frequente congestionamento.
Esse retorno será desativado. O acesso à Miguel Sutil passará a ser feito exclusivamente pela via ao lado da Academia Smart Fit, que levará ao novo túnel construído na altura da Rua Desembargador Trigo Loureiro.
Além disso, um pequeno elevado será implantado nesse ponto para separar os fluxos de veículos que saem do túnel e os que desejam acessar a Avenida do CPA, próximo à sede da Polícia Federal.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo