Várzea Grande será sede, no dia 8 de maio, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar do uso da tecnologia e transformação digital dos serviços públicos, no Centro Cultural Orla da Alameda, em Várzea Grande. A realização é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e, integra a programação a programação de aniversário de 157 anos de Várzea Grande.
É o primeiro evento presencial promovido pela RCD no Estado. Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de informações entre gestores municipais que adotaram soluções inovadoras para o aprimoramento dos serviços públicos. “A tecnologia virou uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade de vida a população, uma vez que podem reduzir custos e ampliar o acesso dos munícipes à administração pública de maneira simplificada”, destaca o diretor.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, destaca que o evento valoriza as cidades que estão investindo em tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. “Vamos mostrar à sociedade o que temos feito: nossos serviços tributários e de alvarás foram digitalizados, estando ao alcance da palma da mão. Temos políticas públicas na área turística e empreendedora, facilitando o acesso a linhas de crédito. Todas as 90 escolas da cidade e creches têm tecnologias de vigilância interna e sistema para realização de matrículas online”, contou.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, a tecnologia tem sido o principal vetor de avanços das políticas públicas na área da segurança pública, diminuindo os índices de criminalidade local. “O programa Vigia Mais, em parceria com o Governo do Estado, tem promovido a instalação de câmeras em todas as vias das cidades. São 337 câmeras sendo instaladas para o videomonitoramento acompanhado pela polícia militar e guarda municipal. Cidades inteligentes são aquelas que se tornam seguras para os seus moradores”, observa o secretário.
Além de políticas públicas e modelos implementados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, IGTECH e Portal de Compras Públicas. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio institucional da Rede de Inovação Mato Grosso (INOVAMT).
HOMENAGEM – Quatorze prefeitos mato-grossenses foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD) para o recebimento do título de Prefeito Inovador 2024 durante o Fórum de Cidade Digitais e Inteligentes.
O evento reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos.
Para a seleção dos Prefeitos Inovadores, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão (2020-2024) e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município. “O reconhecimento valoriza os gestores municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
Programação – Prefeitos e gestores de Alto Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nortelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em novas tecnologias visando melhorar o atendimento aos cidadãos.
No encontro os gestores municipais terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, IGTECH, Portal de Compras Públicas e DGT Tecnologia.
CASES DE SUCESSO – Empenhado em ampliar as inovações inteligentes na área da segurança pública, o Governo do Mato Grosso criou o Programa Vigia Mais MT para integrar o acesso e a captação de do monitoramento eletrônico de entes públicos e privados. Entre as iniciativas, está a aquisição de 15 mil câmeras, sendo mil delas com tecnologia de reconhecimento facial para produção e uso de imagens em tempo real, georreferenciadas e com possibilidade do uso de inteligência artificial nas gravações disponíveis.
Os detalhes do programa serão apresentados a prefeitos e gestores públicos durante o Fórum.
Desde que o Vigia Mais MT foi criado, em maio de 2022, mais 9 mil câmeras de videomonitoramento foram entregues, com adesão de 119 prefeituras, 40 empresas privadas e cinco Secretarias de Estado. Para avaliação dos impactos da implementação do programa, a Secretaria de Segurança Pública realizou um levantamento dos índices de criminalidade durante quatro meses nos municípios que instalaram as tecnologias de segurança eletrônica. O resultado foi a média de 46% na redução de crimes, com destaque para os furtos e homicídios.