Saber se portar numa entrevista de emprego pode comprometer sua contratação. Ainda mais entre os jovens entre 14 e 24 anos que são os mais afetados com o alto índice de desemprego no País, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O diretor executivo do Instituto ProA, Rodrigo Dib dá algumas dicas que para que você se dê bem em uma entrevista de emprego ; veja:
1. Atualização do currículo
A regra número um para quem está procurando emprego é ter o currículo sempre atualizado. Por mais que o interessado não tenha experiências anteriores, o currículo é importante para o recrutador, uma vez que funciona como uma carta de apresentação. Outra dica é, por mais que o entrevistador tenha visto o currículo, leve sempre uma cópia quando chamado para uma entrevista.
2. Roupas adequadas
O jovem em busca de um emprego deve se preocupar com a aparência e com a roupa que se apresentará na empresa. A dica de Dib é: “tente descobrir como as pessoas que trabalham na empresa que você vai fazer a entrevista se vestem. Na dúvida, roupas mais sociais são a melhor pedida”, disse.
3. Cuidado com o que fala
As gírias e os erros de português não são bem recebidos no ambiente corporativo, por isso o cuidado com a forma de falar é extremamente importante.
4. Fale de suas qualidades
Muitos nessa faixa etária não têm grandes experiências, com isso aproveite a entrevista para falar da experiência escolar, os desafios que enfrentou no período e como eles podem ajudar dentro da empresa que procura um emprego. “Mas lembre-se, nada de se gabar de algum feito, isso não é bem visto”.
5. Saiba sobre a empresa
É primordial que o candidato pesquisa e tente entender sobre a empresa antes de ser entrevistada por um gestor. “Isso mostra ao entrevistador o cuidado e o interesse do candidato pela vaga”, explicou Dib.
6- O resultado
Após a entrevista de emprego a ansiedade para saber se conseguiu ou não é vaga é grande. Porém, é necessário esperar que recrutador entre em contato para dar um posicionamento. Muitas empresas têm essa prática e se por um acaso não receber uma resposta, ou ela demorar demais, ligar para o entrevistador pode ser uma saída. Mas lembre-se: se eles ainda não tiverem um retorno sobre a vaga não ligue insistentemente ao entrevistador.