CADEIAS PRODUTIVAS

Seaf quer realizar parcerias para desenvolver cadeias produtivas em MT

A iniciativa visa estreitar o plano de trabalho e fortalecer as parcerias nas atividades técnicas, de pesquisa e de capacitação dos produtores rurais
Segunda-feira 11 de Fevereiro de 2019
Redação
Seaf quer realizar parcerias para desenvolver cadeias produtivas em MT

Na semana passada, o secretário Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral, se reuniu com representantes do setor produtivo para alinhar ações voltadas às cadeias produtivas em Mato Grosso. A proposta é estreitar o plano de trabalho e fortalecer as parcerias nas atividades técnicas, de pesquisa e de capacitação nos 141 municípios do Estado.

“Neste processo identificamos as experiências de cada um e nos próximos meses buscaremos recursos para que os projetos saiam do papel. O objetivo e fortalecer a agricultura familiar e não descartaremos parcerias com empresas públicas ou privadas”, destacou Silvano.

Entre as cadeias citadas estavam a do leite, arroz, banana, café, limão, mandioca, mel e piscicultura. Cada representante fez observações acerca dos desafios do cenário comercial, qualidade, investimentos e capacidade de produção.

“É fundamental o fortalecimento desta parceria, como vem acontecendo. A contribuição da Embrapa será na definição de planejamento e capacitação em projetos de pesquisa nas áreas rurais, atendendo diretamente os produtores”, pontuou Auster Farias, chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, permanecer no mercado é uma luta diária, mas as boas parcerias podem influenciar e gerar bons resultados.

“Esta é uma forma de atuarmos de forma conjunta, ou seja, os projetos que antes eram desenvolvidos por determinada instituição sozinha, poderão ser aprimorados com a assistência técnica e estrutura necessária para atender o nosso cliente final - o produtor rural”, disse o presidente.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS