Pelo sétimo mês consecutivo, a pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresenta recuo em Cuiabá. A variação negativa foi menos intensa em junho do que a observada no mês anterior, ficando em apenas -0,4%, o que fez com que o índice atingisse 103,8 pontos. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra, ainda, que a pontuação atual é 2,3% menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando marcava 106,2 pontos.
A retração geral na pesquisa pode estar relacionada à perspectiva futura do consumidor, a qual está ligada ao contexto econômico nacional e à instabilidade internacional, segundo análise do Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
É o que mostram os componentes da pesquisa, que apresentaram variação negativa em Perspectiva Profissional (-6,6%), Compra a Prazo (-4,2%) e Momento para Duráveis (-2,5%), mantendo resultados negativos desde o mês passado. Ainda assim, observou-se crescimento mensal nos componentes Emprego Atual (3,1%), Perspectiva de Consumo (3,7%) e Nível de Consumo Atual (3,4%), que voltaram a apresentar resultados positivos pela primeira vez em 2025.
Conforme destaca a pesquisa, a retomada no crescimento de alguns indicadores da pesquisa. “Apesar da redução do índice, o incremento na avaliação do emprego e do consumo atual demonstra algum sinal de melhora nas expectativas das famílias, quando comparado aos últimos meses. Além disso, o resultado se mantém acima do índice nacional”.
No Brasil, a ICF registra 100,8 pontos, índice ligeiramente acima da margem de insatisfação dos consumidores, que é inferior a 100 pontos. Assim como na capital mato-grossense, a pontuação atual do país está 2,2 pontos abaixo da registrada no mesmo período do ano passado, influenciada pelas incertezas futuras.
“O ICF em Cuiabá apresenta um recuo no consumo das famílias, estimulado por incertezas futuras e pela cautela em compras de longo prazo. Já no cenário nacional, apesar de apresentar uma estabilidade momentânea, o índice também não superou o nível de consumo do mesmo mês de 2024. Essa condição mostra que as famílias estão em busca de equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento em longo prazo”.
COMERCIANTES – Após registrar uma pontuação que refletia maior pessimismo, os comerciantes de Cuiabá voltaram a apresentar melhora no nível de confiança no setor. Pelo terceiro mês consecutivo, a pesquisa que mede a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou crescimento, alcançando 104,1 pontos em junho. Apesar do avanço — 2,1% superior ao mês anterior — o índice ainda está abaixo dos 106,6 pontos registrados no mesmo período do ano passado.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, fatores econômicos continuam dificultando uma recuperação mais sólida. “Apesar da melhora no Índice em Cuiabá, com aumento nos investimentos e nas contratações, as baixas expectativas em relação às condições atuais da economia nacional podem estar interferindo nas decisões dos empresários, o que explica a redução da pontuação em comparação a 2024”, avaliou.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo