Autoridades, gestores de entidades e estudantes lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na noite desta segunda-feira (15), em uma sessão solene presidida pelo deputado estadual Max Russi (PSB) onde foi celebrado os 60 anos da profissão de Administração e 35 anos da implantação do Conselho de Administração de Mato Grosso (CRA-MT).
O evento prestou homenagem a personalidades como o professor Idalberto Chiavenato e o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, destacando o papel da gestão como motor de desenvolvimento econômico e social.
Chiavenato, referência internacional na área e autor de obras clássicas de administração e gestão, recebeu o título de Cidadão Mato-grossense e ressaltou que a “palavra de lei” na gestão hoje é “flexibilidade” e “adaptação às mudanças”. Ao MT Econômico, o especialista explicou que a grande preocupação das organizações contemporâneas é se preparar para o futuro e agir de forma rápida às mudanças.
Também agraciado com o título, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, afirmou que “o Sebrae tornou-se imprescindível para a economia brasileira” e ressaltou que a instituição “modifica a vida das pessoas com conhecimento prático, transformando o espírito empreendedor numa atividade concreta para enfrentar um mercado onde os grandes predominam, apesar dos pequenos negócios representarem mais de 90% da movimentação econômica do país”, disse à reportagem.
Segundo ele, o crescimento do PIB em Mato Grosso reflete diretamente o espírito empreendedor local, que impulsiona negócios e gera desenvolvimento e tem “a honra de ter uma representante mulher à frente do Sebrae no Estado”. Décio se referiu à Lélia Brum, mulher de alta competência que ocupa o cargo de diretora superintentende do Sebrae-MT.
O diretor administrativo e financeiro do Sebrae-MT, Roberto Dahmer, também recebeu o título de cidadão mato-grossense. “Tenho orgulho de ter construído minha vida aqui, onde moro há mais de 30 anos”.
Representando a direção técnica do Sebrae Mato Grosso e membro do conselho do CRA-MT, André Luis Schelini recebeu Moção de Aplausos durante o evento e reforçou a atuação da instituição no estado.
“Nossa proposta é democratizar o conhecimento, oferecendo conteúdos práticos e atuais para que o empresário aprenda, aplique e já mensure os resultados”, disse, destacando a capilaridade da instituição, presente em 129 municípios de Mato Grosso e em canais digitais 24 horas por dia.
O presidente do CRA-MT, Hélio Tito, lembrou os 60 anos da regulamentação da profissão e chamou atenção para os novos desafios da gestão.
“Se não evoluirmos, ficamos excluídos do mercado. Precisamos estar tecnologicamente preparados, porque a inteligência artificial é uma ferramenta cada vez mais presente, inclusive na Administração”, afirmou.
A programação também incluiu homenagens a cerca de 40 profissionais ligados à administração e ao empreendedorismo.
Representando a Reitoria da UFMT, o professor Fernando Tadeu resgatou a lembrança da criação do curso de Administração da universidade, em 1974, destacando sua contribuição para a formação de gestores públicos e privados.
“O curso de Administração foi criado em 1974, quando o reitor era o prof. Dr. Gabriel Novis Neves, de modo que a UFMT tinha apenas quatro anos e já estava preocupada com a administração, que nasce tanto para órgãos públicos, quanto privados”, concluiu.
Fotos gerais MT Econômico, foto plenário (assessoria Sebrae)
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo