O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) visitou alguns municípios da região oeste de Mato Grosso com uma comissão formada por deputados estaduais e federais, autoridades de Estado, técnicos do Ministério da Integração e Irrigação, além de prefeitos e vereadores A visitia visou à elaboração para o Plano de Desenvolvimento Regional. O parlamentar promoveu debates referentes a este tema em 2015, na Assembleia Legislativa.
A caravana percorrerá ainda os municípios de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste, Curvelândia, Vale São Domingos, Jauru, Figueirópolis D'Oeste e Indiavaí e será encerrada em Cuiabá, nesta sexta (19), com a 1ª Reunião do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas na Faixa da Fronteira. Na oportunidade, os representantes mato-grossenses vão pleitear ao Ministério da Integração, recursos a serem injetados nos projetos e ações.
Vale ressaltar, que Dr. Leonardo criou duas Câmaras Setoriais Temáticas (CST), na Casa. Uma está debatendo o desenvolvimento econômico, e a outra, a fronteira. O intuito, segundo o deputado, é discutir essas duas importantes necessidades da região, considerada uma das áreas mais carentes do estado.
Com cerca de 200 mil habitantes, a região oeste, a qual compreende 22 municípios, passa por várias dificuldades, entre elas a extrema pobreza, oriunda da baixa atividade econômica ali desenvolvida que, inevitavelmente, favorece a insegurança pública, resultando no aliciamento ao crime.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indica que Mato Grosso figura como o 11° no ranking dos estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil. O índice de desenvolvimento de Mato Grosso, de 0,725, é inferior ao do IDHM Brasil (0,727). O IDH vai de zero a um.
Dos 141 municípios mato-grossenses, 48 possuem alto índice de desenvolvimento e cinco estão abaixo do índice de desenvolvimento, estando a maioria situadas na esquecida região oeste.
"Esse triste cenário é reflexo de vários fatores, muitos dos quais históricos, que relegaram a zona oeste o papel de coadjuvante no recente, porém acelerado, processo de desenvolvimento econômico observado na economia estadual. Por muitos anos houve omissão do Estado com a região. A criação dessas CSTs é de relevante interesse social na medida em que o seu principal propósito consiste na formulação, estudo, debate e apresentação de soluções, vindo de encontro as propostas dessa caravana que está conhecendo de perto a realidade desses municípios, destacou o deputado Dr. Leonardo.