Estudar e trabalhar. Este é o sonho de boa parte dos jovens que idealizam uma vaga no mercado de trabalho. Para eles, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) oferece o programa Jovem Aprendiz, que permite aliar teoria e prática, além de proporcionar a oportunidade de carreira para os aprendizes de destaque. O programa comporta jovens de 14 a 24 anos incompletos. A idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência.
Só este ano, a instituição abrirá mais de duas mil vagas para Mato Grosso. Podem inscrever-se os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio ou concluintes. Para isso, é necessário procurar as indústrias de médio e grande porte que estejam com vagas abertas nesta modalidade ou o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Cuiabá que fará o encaminhamento para as empresas interessadas.
Os jovens são contratados e têm a carteira assinada durante o período do curso. Além do salário, há benefícios, de acordo com a política da empresa. Entre as vantagens para o contratante está a redução na alíquota do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); oportunidade de desenvolver e formar talentos, além da aprendizagem como uma ação de responsabilidade social, que oportuniza aos jovens o acesso ao mercado de trabalho.
Além dos cursos já existentes, a indústria tem a possibilidade de solicitar uma demanda personalizada de acordo com as necessidades de formação técnica. Interessados em obter mais informações sobre o programa podem procurar as unidades do Senai-MT ou ligar no 0800 777 9737.
Confira a lista de cursos e os municípios com vagas abertas:
Assistente Administrativo
– Vagas abertas em todas as unidades operacionais do Estado.
Operador de Processos na Indústria Sucroalcooleira
– Barra do Bugres;
– Nova Olímpia;
– Mirassol D`Oeste;
Operador de Processos na Indústria de Alimentos
– Tangará da Serra;
– Sorriso;
– Matupá;
– Senai-Sinop;
– Senai-Rondonópolis;
– Senai-Nova Mutum.
Assistente de Produção
– Tangará da Serra;
– Escola Senai da Construção (Distrito Industrial de Cuiabá);
– Senai-Rondonópolis.
Eletricista Instalador Predial e Pedreiro
– Escola Senai da Construção (Distrito Industrial de Cuiabá);
Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica
– Senai-Cáceres;
Pedreiro de Edificações
– Senai-Sinop;
Operador de Manutenção Eletromecânica
– Senai-Rondonópolis;