O site Mato Grosso Econômico traz para você uma oportunidade de negócio. O mercado PET, de bichos de estimação, é um setor que não teve impacto negativo nesse momento de crise que o Brasil está passando.
Trazemos para os leitores a história dos irmãos gêmeos Ricardo e Rodrigo Chen, de São Paulo, que resolveram acreditar em uma ideia diferente, abrindo uma padaria e petiscaria gourmet para cães bem no meio da recessão. A Padaria Pet deu tão certo que, hoje, é uma rede de franquias e participa com um estande na Feira do Empreendedor 2016, organizada pelo Sebrae/SP.
A ideia do empreendimento surgiu quando os irmãos estavam em uma viagem pelos Estados Unidos, em 2010, e viram uma padaria e petiscaria para cães com produtos inovadores. “Olhamos esse lugar e vimos que não tinha nada parecido no Brasil. No mesmo ano, começamos a desenvolver a marca e o conceito da empresa. Também contratamos veterinários e fizemos consultorias em universidades com o objetivo de desenvolver as receitas para os produtos”, conta Rodrigo Chen.
“Em 2013 começou a crise e começamos a sentir a queda no faturamento de outras empresas que nós temos, como uma de brindes corporativos. Em 2015, finalmente decidimos tirar a ideia da padaria para cães do papel, já que tínhamos os produtos já desenvolvidos. Vimos um mercado pet em ascensão”, afirma. Em 2015, o setor cresceu quase 8%.
A Padaria Pet abriu sua primeira loja em agosto do ano passado, no bairro de Pinheiros em São Paulo capital. “Não sabíamos nada do mercado e usamos essa loja para sentir como é a área. Gostamos muito do resultado. Os cachorros têm se tornado membros da família e as pessoas têm investido cada vez mais dinheiro para eles.”
Isso fez com que os irmãos Chen apostassem ainda mais na ideia e abrissem neste ano, uma unidade-conceito na rua Oscar Freire, região nobre de São Paulo. Rodrigo conta que, para este mês, a projeção de faturamento é de 100 mil reais. Ao todo, cerca de 500 mil reais foram investidos até agora no negócio, que tem sete meses de vida.
Produtos diferentes para os bichos de estimação
O foco da Padaria Pet é oferecer produtos para pets que você não encontraria em lojas comuns. Há uma cerveja sem álcool feita especialmente para os cães: preparada com malte, de sabor carne e com vitaminas adicionais. Outros produtos são biscoitos sem conservantes, molho para ração com apenas nove calorias por embalagem, ossinhos recheados e ovos de páscoa sem cacau, feitos apenas com uma massa que imita o chocolate.
Além dos produtos requintados, o modelo de loja física oferece também uma experiência diferente – o que incrementa o faturamento. “Essas unidades envolvem outros produtos e serviços. Elas têm a parte de padaria, mas também possuem um café para os donos: eles podem se sentar com seus cachorros e cada um come sua comida, mas na mesma mesa”, explica Rodrigo.
“Também há um espaço separado para fazer festas de aniversário, palestras, cursos e exposições de arte pet. Por exemplo, um artista pode vir e fazer um quadro ou escultura personalizada do seu cachorro. Recentemente, tivemos um artista de Nova York fazendo uma exposição dos quadros na loja da Oscar Freire.”
Franquias em expansão
Este mês, a Padaria Pet começou a procurar franqueados. São quatro modelos de negócio: lojas físicas, negócios móveis (vendas em bicicleta e moto dentro de eventos e parques, por exemplo), “store-in-store” (produtos dentro de pet shops e lojas de alimentação natural) e virtual (o franqueado possui um e-commerce e vende os produtos por lá; ele pode tanto usar um design padrão da Padaria Pet quanto personalizar uma marca própria).
Segundo a previsão dos empreendedores, a Padaria Pet irá terminar o ano com cinco lojas físicas, entre próprias e franqueadas. Para 2017, a ideia é ter 15 unidades em funcionamento. Além das franquias, o negócio também trabalha com revendedores, que compram os produtos e os oferecem para diversos lugares.
Veja abaixo os valores de cada formato de franquia
Loja física
Investimento inicial: de 150 mil reais a 300 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Loja móvel
Investimento inicial: de 50 mil reais a 100 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses
Store-in-store
Investimento inicial: de 30 mil reais a 50 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
Virtual
Investimento inicial: de 300 a 500 reais se houver marca própria (se for com a cara da Padaria Pet, não há investimento); mensalidade entre 50-100 reais para manter o site operando
Prazo de retorno: não se aplica
Maiores informações no site da padaria: http://www.padariapet.com.br
Já imaginaram uma padaria destas em Mato Grosso? Tem muitos donos de cachorros que frequantariam estes ambientes e fariam esses pequenos mimos gourmets aos seus caezinhos. Estude o mercado potencial e faça um estudo de viabilidade, seria algo inovador em nosso estado não seria?
Neste local há ainda coxinha, churro, beijinho e outras guloseimas como sorvete, cerveja e bolinhos, todos específicos para animais. Na Padaria PET ainda tem um espaço que é disponibilizado para locação de festas para os pets.