Como o município de Primavera do Leste é um dos municípios que terá revisão territorial, com isso pode ter mudança em sua extensão.
Primavera é um dos municípios que que participam do projeto de atualização das divisas intermunicipais do Estado de Mato Grosso, que está sendo implementado pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, presidida pelo deputado Ondanir Bortolini (PP), o Nininho.
Para o deputado Nininho, o ciclo de discussões vai proporcionar que os municípios que apresentam inconsistências territoriais, tenham a oportunidade de debater propostas e resolver os impasses nas áreas limítrofes com demais municípios vizinhos. “Esse trabalho é um anseio da população desses municípios que se encontram com constantes confrontos com áreas limítrofes com seus vizinhos. Essa oficina é uma tentativa de solucionar esses problemas”, revelou Nininho.
O prefeito Érico Piana participou da abertura dos trabalhos da segunda etapa do projeto de atualização das divisas intermunicipais, que aconteceu no dia 29 de fevereiro na Assembleia Legislativa. Para essa fase, cada município nomeou dois representantes do Executivo municipal e dois da Câmara Municipal.
O trabalho teve por objetivo elaborar propostas de atualização das divisas intermunicipais com vista à resolução de inconsistências territoriais existentes no 3º e 4º Blocos de municípios, por meio de processo participativo.
A III Oficina de Trabalho teve a participação do 3º e 4º Blocos, que contou com representantes de 31 municípios definidos, e outros 14 municípios limítrofes. As discussões aconteceram no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), e teve representantes de São Pedro da Cipa, Juscimeira, Primavera do Leste, Poxoréo, Rondonópolis e Pedra Preta.
Na avaliação da coordenadora de cartografia da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Lígia Carvalho, essa etapa é considerada o coração do projeto, onde os representantes dos municípios vão debater e construir a área territorial com propostas de encaminhamento.
A área motivo de impasse entre os municípios de Primavera do Leste e Poxoréu é denominada de Nova Poxoréu. No local residem cerca de 4 mil pessoas, em área pertencente à Poxoréu, que conta com plantios de soja, milho e outras lavouras de grãos. “Não podemos perder essa área, porque Poxoréu depende de 45% da renda do Distrito, e estamos construindo uma escola municipal com seis classes para atender os moradores”, afirmou a prefeita Jane Rocha.
Para o prefeito Érico Piana, para o êxito da revisão dos limites intermunicipais deve se levar em consideração a opinião dos moradores das localidades de maneira democrática. Ele acredita que assim será possível resolver as questões entre os municípios da melhor maneira.