Uma reunião ocorrida nesta semana, técnicos, estudantes e lideranças comunitárias estiveram reunidos para fazer a validação do biomapa do município de Feliz Natal. A reunião faz parte de atividades de mobilização popular do PMSB 106 e contou com a participação da Engenheira Luciana do Nacimento que junto com Rafael Nicodemos Bruzzon dão atendimento à cidade, um dos municípios do Consórcio Alto Teles Pires.
O Biomapa é uma metodologia participativa que tem como objetivo identificar os principais problemas de uma região por meio da participação dos moradores. Além de descrever a região também aponta problemas de infraestrutura,tornando mais fácil uma abordagem. Ele faz parte de um pacote de ações que estimula a participação popular na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
O biomapa também faz parte de ujma estratégia para promover conhecimento popular por meio do entendimento das dimensções (ética, social, econômica, cultural, ambiental, educativa).
Ao envolver a comunidade na identificação e produção de informações torna-se um instrumento de diagnóstico e planejamento e contribui para a tomada de decisões consensuais entre a comunidade e outras organizações públicas ou privadas. O biomapa se baseia no trabalho de cidadãos, técnicos, educadores, especialistas e autoridades que durante a sua realização abrem discussões sobre a realidade local.
O PMSB 106 é um convênio entre Funasa e UFMT para elaboração de Planos de Saneamento Básico em municípios com população abaixo dos 50 mil habitantes. Ele é apoiado pela AMM e pelo Governo Estadual.