A cidade de Sorriso que foi fundada há apenas 30 anos além de se tornar referência mundial na produção de grãos agora também está se destacando na segurança pública por meio de parcerias com o governo do Estado. A cidade conseguiu viabilizar melhorias para todas as forças que atuam na região.
“Sorriso é um modelo, pela disposição e pela abertura ao diálogo. A Segurança Pública é uma tarefa de todos e todos devem contribuir", disse o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, que esteve na cidade nesta quinta-feira (13) para lançar o projeto Sesp Itinerante, que irá percorrer todas as regiões do Estado.
A escolha da cidade para o lançamento, segundo o secretário, é uma retribuição ao papel que o município assumiu em relação ao combate à criminalidade.
“Temos um Estado com dimensões continentais, com efetivo insuficiente e em meio a uma crise econômica. Sorriso vem dando exemplos de como encontrar soluções em um cenário desfavorável”, disse.
Na visita à cidade, o secretário conheceu de perto os locais onde serão erguidos a nova delegacia da Polícia Civil e o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ambos viabilizados por meio de parceria com o município, que cedeu o terreno e irá custear as obras físicas.
A delegacia, por exemplo, será paga com parte dos recursos que Sorriso irá receber como compensação ambiental da construtora da usina hidrelétrica do Teles Pires. O investimento será de R$ 1 milhão.
“Nos orgulha muito inaugurar o projeto Sesp Itinerante. É um reconhecimento e também um sinal da união e da força do Estado e do município”, disse Hélio Silva, secretário municipal de governo.
Além da nova delegacia e do futuro hangar, a prefeitura também contribuiu para viabilizar as atuais sedes das polícias Militar e Civil, dos Bombeiros e da Politec. E está prestes a anunciar as novas sedes da Ciretran e de um Centro de Reeducação para menores infratores.
O vice-prefeito Ederson Dalmolin acompanhou o secretário em todas as unidades e também em um sobrevoo de helicóptero. Para ele, a chegada do projeto Sesp Itinerante é um marco para o município. “Isso nos dá ainda mais impulso para seguir neste caminho do diálogo, da integração e da parceria”.