Considerada uma das boas datas para vendas, o Dia dos Namorados promete um incremento nas vendas. Esse ano a União dos Lojistas de Shopping Centers (Unishop), prevê um crescimento de 5% nas vendas dos shoppings da capital e Várzea Grande por conta da data.
De acordo com Júnior Macagnam, presidente da Unishop, o setor está otimista. “Em função das promoções e premiações que os shoppings farão estamos confiantes. Nova equipe econômica do governo, pela credibilidade dos nomes, também fazem com que aumente o a confiança nas vendas”, pontua.
Uma sondagem feita para o Dia dos Namorados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, mostra que as roupas serão o principal item escolhido para presentear no Dia dos Namorados deste ano, com 34,3% de preferência dos entrevistados.
Já os produtos mais desejados para 2016, ou seja, aqueles que os entrevistados gostariam de ganhar na data, são: roupas (24,5%), perfumes e cosméticos (18,5%), calçados (17,2%) e celulares (13,6%). Segundo a sondagem, oito em cada dez entrevistados (81,4%) esperam ganhar algum presente.
O shopping center (37,7%) se destaca como o principal local de compra para este Dia dos Namorados. De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a preferência pelos shoppings deve-se à facilidade de estacionamento e à segurança que estes locais oferecem. Além disso, esses estabelecimentos concentram uma grande variedade de lojas em um único lugar.
Quanto à data para realizar as compras, 17,8% dos entrevistados disseram que iria realizá-las somente no final de semana véspera do Dia dos Namorados. O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, alerta que essa corrida às lojas de última hora é um hábito bastante típico do brasileiro que pode prejudicar as finanças pessoais. Para o presidente, comprar os presentes em cima da hora limita as opções e pode fazer com que o consumidor gaste mais do que deveria.