Você já parou para se perguntar se o atendimento prestado pela sua empresa é de qualidade? Ou apenas está focado nos lucros? Antes de fazer uma revisão em seus processos de atendimento ao cliente, comece a pensar por qual motivo existe o atendimento?
O Mato Grosso Econômico traz para você dicas que ajudarão, a fazer mudanças para ter um “O Atendimento ao Cliente como uma filosofia”:
* Atendimento ao cliente como filosofia, deve vir da alta direção, isso mesmo, do dono do negócio, como uma cultura impregnada para todos os colaboradores, direta ou indiretamente envolvidos no contato com cliente, seja ele interno ou externo;
* Os colaboradores devem ter autonomia para resolver os problemas dos clientes, claro que de acordo com as responsabilidades especificas de cada um e seus processos, evitando a demora na tomada de decisão, preferencialmente embasados em procedimentos internos eficazes e transparentes;
* Priorizar e selecionar atender de acordo com o grau do problema apresentado pelo cliente, dando respostas rápidas e eficientes. Em muitas das vezes, quem já comprou vai para o final da fila de prioridade, em relação com aquele que ainda não adquiriu o produto ou serviço;
* Treinar e capacitar os colaboradores todos, em especial os de linha de frente com o cliente, na sua imagem, postura, linguagem e também no conhecimento do produto e/ou serviço da empresa, estando preparado para interagir com os clientes;
* Escutar ativamente o cliente, através de pesquisas quantitativas ou qualitativas constantes, mantendo o negócio sintonizado e aparando as arestas necessárias, pois os consumidores mudam seus desejos, onde o bom hoje não garante o melhor para o amanhã;
* Desenvolver relações comerciais e parcerias com os clientes ao invés de transações, para que não seja apenas uma simples venda. Fazer e estar de prontidão no auxilio ao cliente, informando sobre melhor utilização mais adequada do produto e serviços, garantias e assistência técnica.
* Medir o desempenho dos colaboradores através da analise de satisfação dos clientes. Tratando como importante tal qual como as metas de vendas, faturamento etc., pois todo cliente é único e importante;
* Orientar todos, através de muito treinamento contínuo, os conceitos de satisfação do CLIENTE, relações humanas e comunicação, fazendo com que a cultura seja propaga e cause as mudanças desejadas.
Obviamente há muito que se pensar e aprender sobre atendimento ao cliente, acredito que capacitação contínua dos colaboradores e, ter um processo estruturado seja um dos itens mais cruciais para um atendimento ao cliente com excelência.